BR-267 em Bicas será interditada nesta quarta-feira para protesto

BR-267 em Bicas será interditada nesta quarta-feira para protesto

Quem estiver planejando ir ou voltar de Juiz de Fora nesta quarta-feira, 11 de março, deve procurar sair depois do almoço ou fazer uma rota alternativa à BR-267. Um dos caminhos possíveis é passar por Tabuleiro. Motivo: aquela estrada será interditada na parte da manhã para um protesto pela sua recuperação. A medida foi tomada em reunião na última sexta-feira, 06, pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP – e divulgada nas redes sociais por meio de um comunicado oficial.

De acordo com informações obtidas diretamente com a organização do evento, a rodovia deverá ficar fechada ao tráfego das 8 até às 10 horas, sendo que ambulâncias, viaturas militares e demais veículos de urgência e emergência, poderão passar normalmente. Uma barreira será criada na pista impedindo a passagem dos veículos nos dois sentidos. O objetivo do protesto – que é pacífico – é sensibilizar os órgãos competentes para que façam imediatamente a reforma da pista num trecho aproximado de trinta quilômetros, além de demonstrar a indignação dos usuários da BR-267.

Há pelo menos seis meses, o referido trecho está com sua pista de rolamento praticamente toda deteriorada. Os buracos se sobrepõem, cada um maior do que o outro, comprometendo a fluidez do tráfego, danificando veículos e colocando em risco a vida das pessoas que são obrigadas a passar por aquela rodovia. Segundo informou o jornal Tribuna de Minas, a recuperação da estrada deve custar aos cofres públicos algo em torno de R$ 30 milhões, o que significa a fantástica quantia de um milhão de reais por quilômetros recuperado.

Participaram da assembleia que aprovou a interdição da BR-267, prefeitos filiados ao CIESP dos municípios de Bicas, Chiador, Descoberto, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri, Rochedo de Minas, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Varginha. De acordo com informações divulgadas pelo Portal RKF, de São João Nempomuceno, o movimento está marcado para começar às 7h30min, em uma queijaria próximo a Bicas, que fica às margens da BR-267. De lá os manifestantes pretendem se deslocar até um ponto da estrada onde a situação da pista é mais crítica, fechando-a para o tráfego e lá permanecendo por cerca de duas horas. A pista será bloqueada por veículos das próprias prefeituras promotoras do protesto.

Com informações e fotos de Portal RKF e Tribuna de Minas