Professores estaduais iniciam greve em Cataguases

Professores estaduais iniciam greve em Cataguases

Professores e demais profissionais da Educação Estadual entraram em greve nesta quarta-feira, 11 de março, em Cataguases, por tempo indeterminado. A coordenação do movimento elencou nove motivos para justificar a decisão pela greve, dentre eles o não pagamento do décimo terceiros salário e o não pagamento em dia dos salários dos professores. Até o fechamento desta matéria já haviam aderido ao movimento no município as escolas estaduais Guido Marlière, Dr. Norberto Custódio Ferreira e Marieta Soares Teixeira (Polivalente). Em greve parcial apenas a escola Clóvis Salgado, mas há informações de que a Coronel Vieira também deve ingressar no movimento.

De acordo com o comunicado de greve enviado pelas escolas aos pais e representantes dos alunos, cuja cópia o Site teve acesso, além dos motivos citados para a paralisação estão também o desejo da categoria de não serem municipalizadas as escolas Guido Marlière e Coronel Vieira. Os grevistas afirmam também que “o governador diz que não tem dinheiro para pagar os professores mas deu 42% de aumento para outras categorias. Os salários dos professores são os últimos a serem pagos, todo mês.” E por fim, lembra que “o IPSEMG, plano de saúde dos servidores, não está atendendo adequadamente. Em Cataguases praticamente não existe atendimento médico, nem realização de exames e demais procedimentos. Em contrapartida, os descontos do IPSEMG continuam pontuais nos salários de todos profissionais”, garantem.

Os profissionais da Educação elencam dez itens de reivindições ao governador. São elas:
1. Sancionar o PL nº 1.451 /2020 e emenda 2/2020 que resgata a valorização das carreiras da Educação.
2. Regularização da matrícula online: Direito dos pais escolherem o local onde seus filhos podem estudar. Alguns alunos moram ao lado da escola e foram enviados para escolas distantes 8 km de suas casas. Irmãos estão sendo matriculados em escolas diferentes e o pai não pode mais escolher nem o turno em que seu filho irá estudar.
3. Pagamento imediato do 13º salário atrasado.
4. Pagamento do Piso Salarial Nacional.
5. Pagamento dos salários em dia.
6. Reposição das perdas da inflação.
7. Tratamento igual para todas as categorias (isonomia) pois não existe profissão inferior e profissão superior. Respeitem os professores!
8. Respeito à liberdade democrática da escola em poder escolher suas atividades, calendários escolares, cardápios escolares, dias letivos, data de reunião de pais, entre outras atividades.
9. Cessão imediata do assédio moral no preenchimento do diário digital pois os erros da ferramenta estão sendo imputados ao Professor.
10. Investimento de 20% do orçamento do Estado em Educação pois o governador não têm cumprido a legislação.