Projeto Lab Cidadania alia tecnologia e diversão para promover a democracia em Miraí

Projeto Lab Cidadania alia tecnologia e diversão para promover a democracia em Miraí

Na última quinta-feira, dia 5 de março, foi lançado o projeto “Lab Cidadania”, com objetivo de conscientizar a população sobre educação e participação política por meio de conteúdo leve e educativo. A ideia é promover ações que favoreçam o aumento da informação e participação dos cidadãos no município. Em Miraí, o projeto é uma iniciativa do Instituto Votorantim e da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
Por meio de um aplicativo para celular, desenvolvido pela Colab, empresa de tecnologia que trabalha com inovação, o Lab Cidadania funciona como uma rede social, onde as pessoas podem enviar solicitações para os órgãos públicos, receber comunicados sobre sua cidade e até mesmo se inteirar sobre as audiências públicas. Na perspectiva do cidadão, o projeto atuará como um instrumento de participação e engajamento social.

Para o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, a iniciativa estimula a participação e o exercício da cidadania. “Esperamos levar um pouco de informação sobre a cultura democrática de uma forma mais leve, esperando que isso reflita em maior conscientização da população. Nosso objetivo é despertar o cidadão para a participação ativa no cotidiano da cidade”, afirma.

Durante o Lab Cidadania, o Colab desenvolverá um conteúdo específico para Miraí e cidades da região, com foco na educação e na participação política. “A ideia é proporcionar uma “Jornada do Cidadão”, com informações de uma forma geral, jogos de perguntas e respostas, consultas e missões para a população. A proposta é que as pessoas aprendam o assunto de uma forma descontraída e divertida”, explica Samara Resende, gestora de projeto no Colab.

O projeto envolverá o poder público, órgãos locais e escolas para parcerias na divulgação, além de promover visitas e rodas de conversa sobre educação política. As ações presenciais vão se concentrar em Miraí. A “Jornada do Cidadão” também estará disponível no aplicativo para as cidades próximas, como Muriaé, Cataguases, São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira.

Lab Cidadania
O Lab Cidadania é uma iniciativa do Grupo Votorantim e de suas empresas investidas por meio do Instituto Votorantim. O objetivo da ação é buscar soluções inovadoras para a promoção da cultura democrática nos municípios onde as empresas atuam, melhorando a qualificação e o fortalecimento da participação cidadã. O Lab Cidadania está acontecendo em cinco cidades brasileiras: Araripina/PE, Matão/ SP, Votorantim/SP, Três Marias/MG e Miraí/MG.

Fonte e foto: Idéia Comunicação