Carnaval em Minas faz prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas

Carnaval em Minas faz prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com as secretarias de Estado de Educação e Saúde e com a Polícia Militar, está realizando uma série de ações de prevenção do uso/abuso de álcool e outras drogas no Carnaval.

Com a campanha “Neste Carnaval, se cuide! Não abuse”, o Estado quer orientar e sensibilizar a população sobre os agravos à saúde e danos sociais decorrentes do uso/abuso de álcool e outras drogas, bem como levar uma mensagem positiva de promoção da saúde e valorização da vida, destacando a importância do fortalecimento dos fatores de proteção, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.

Serão distribuídos leques com mensagens educativas nos pontos de concentração de foliões, em blitz da Polícia Militar e em ações com parceiros. Além de tentar minimizar os danos sociais e à saúde, o Governo de Minas busca também reduzir a violência, os acidentes de trânsito causados principalmente pela ingestão de bebidas alcoólicas neste período, bem como as relações sexuais desprotegidas e o aumento das demandas hospitalares, que impactam diretamente a saúde pública no Estado.

As ações de prevenção contra o uso e o consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas não ficarão restritas a Belo Horizonte. Durante encontro na Sedese, houve um alinhamento com os diretores das 22 Regionais da Secretaria em relação às ações que serão adotadas nos municípios de cada regional.

Fonte: AMM