Vídeo com notícia falsa alarma moradores de três cidades

Vídeo com notícia falsa alarma moradores de três cidades

Como se não bastasse uma enchente a prejudicar a vida de todo o município, a população de Cataguases, Astolfo Dutra e Dona Eusébia ainda foi obrigada a conviver nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, com uma fake news que está exigindo muito empenho de autoridades e dos meios de comunicação em geral para desmenti-la.

A malfadada notícia falsa alarmou as pessoas já abaladas com suas casas e estabelecimentos comerciais alagados, afirmando que uma usina hidrelétrica, situada em Guarani, teria se rompido e toda a água estaria vindo em direção a Astolfo Dutra, Dona Eusébia e Cataguases. O que provocaria um agravamento significativo da atual situação nestas cidades.

Depois de algum tempo que o vídeo com a notícia falsa viralizou, e todos se deram conta de que se tratava de mentira, autoridades se manifestaram por meio de áudios em WhatsApp desmentindo a fake news. O comandante do Destacamento de Polícia Militar em Astolfo Dutra, sargento Wanderson Henrique Silva, foi o primeiro a desmentir. Em seguida o prefeito Willian Lobo de Almeida, de Cataguases, também divulgou um áudio tranquilizando a população e logo uma rede de pessoas fizeram o mesmo.

Até o fechamento desta matéria a Redação do Site do Marcelo Lopes ainda recebia diversas mensagens com o questionamento sobre o referido vídeo. Tanto este Site quanto as autoridades orientam a não acreditar em vídeos sem procedência ou cuja autoria não é conhecida. Muito menos repassar esses vídeos, áudios ou mensagens para evitar este tipo de problema que hoje, deixou milhares de pessoas desorientadas por não saberem o que fazer diante da chegada iminente de tanta água, que era o que a notícia falsa prometia.