LIRAa alerta para possível epidemia da dengue, zika e chikungunya, em Astolfo Dutra

LIRAa alerta para possível epidemia da dengue, zika e chikungunya, em Astolfo Dutra

A Secretaria Municipal de Saúde de Astolfo Dutra informa que o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado na cidade pelos agentes de combate à endemias, entre os dias 06 e 10 de janeiro 2020, indicou índice de infestação de 2,0 em Astolfo Dutra e 10,71 em Santana de Campestre. Vale lembrar que o Índice de Infestação Predial entre 1 e 3 já representa estado de alerta e acima disso, alto risco de epidemia, portanto, o número é considerado preocupante, conforme o parâmetro técnico do Ministério da Saúde.

Até o momento foram notificados 18 casos suspeitos, sendo 2 no Distrito de Santana de Campestre e 7 no Distrito de Sobral Pinto. Deste total 3 casos já foram confirmados por critério laboratorial. Segundo o levantamento mais de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença são encontrados dentro das casas a maioria em recipientes plásticos, vasos de plantas, latas e garrafas.

O setor de Vigilância em Saúde daquela cidade alerta que o período de maior incidência das três doenças segue até o fim de maio. Diante do resultado divulgado, a Secretaria Municipal de Saúde de Astolfo Dutra informa que já intensificou as ações de combate ao mosquito e de alerta à população, por meio de reuniões com os moradores, conforme fotos que ilustram esta matéria.

Por forca do desabastecimento de inseticidas e larvicidas enviados pelo Governo Federal para o combate de diversos vetores de doenças infecciosas, em especial as arboviroses, todos os esforços de prevenção e combate ao Aedes aegypti devem ser mantidos, afirma o prefeito Bruno Ribeiro, preocupado em evitar que o município seja alvo de uma epidemia da doença. Desta forma, a população vem sendo orientada a realizar vistorias semanais nos imóveis, evitar água parada e receber a visita do Agente de Combate à Endemias em sua residência para inspeção e eliminação de possíveis focos.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Astolfo Dutra