Curta-metragem “Santa” participa da Mostra de Cinema de Tiradentes

Curta-metragem “Santa” participa da Mostra de Cinema de Tiradentes

O filme curta-metragem do cineasta Marco Andrade, o multiartista cataguasense Marquinho, foi selecionado para participar da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que vai acontecer naquela cidade turística entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro próximo. São 80 curtas de 14 estados, que serão exibidos em 10 seções gratuitas. Eles serão apresentados dentro das mostras Foco, Panorama, Foco Minas, A Imaginação como Potência, Formação, Jovem, Mostrinha e Praça. Somente de Minas Gerais foram selecionados 17 títulos.

“Uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor” – é assim que Marquinho define a trama de “Santa”, que conquistou os prêmios de “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Atriz Coadjuvante” e “Melhor Atriz Protagonista”, na 6º edição do Festival Ver e Fazer Filmes, em 2018, promovido pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata. Depois, o curta iniciou uma bem sucedida carreira de participação em festivais país afora. O filme conta a história de uma mulher transexual, que luta contra a mineradora que destruiu a cachoeira local com os rejeitos de bauxita, mas que se apaixona pelo supervisor daquela empresa.

“Santa” compõe a “Mostra Foco Minas” juntamente com outros sete curtas. Os filmes serão exibidos no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, Largo das Fôrras e Largo da Rodoviária. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público. Este ano a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai homenagear os atores Antônio Pitanga e sua filha Camila Pitanga.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias nacionais, de longas e curtas – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

Trata-se de um programa audiovisual que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, mais de 40 sessões de cinema, homenagens, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas.

Fonte: Luciana d’Anunciação – ETC Comunicação | Foto: Acervo Marco Andrade