O que Cataguases pode esperar de 2020?

O que Cataguases pode esperar de 2020?

O ano termina e é natural este questionamento. Como será 2020 para a cidade em que vivemos? Afinal este é um momento de reflexão. É isto que este texto se propõe a fazer. Se 2019 foi de muita dificuldade, com o Executivo reclamando falta de recursos até mesmo para pagar os servidores municipais (mesmo com o governo do estado repassando os recursos em dia), a dúvida é se dá para projetar um ano novo diferente deste que está chegando ao fim. É preciso lembrar que será um ano eleitoral e sendo assim, “milagres” costumam acontecer.

Esta é, portanto, uma análise com base na realidade cataguasense e não expressa, de forma alguma, desejo particular de quem quer que seja. Para 2020 ser diferente é necessário que a população indique claramente que tipo de cidade quer viver. Não basta eleger seus representantes e cruzar os braços pensando que se não der certo vai trocar na próxima eleição. Somente a participação ativa de todos que estão no mesmo barco pode melhorar e mudar os destinos de um município.

LICITAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E TRANSPORTE COLETIVO
O ano vai começar prometendo dar um desfecho a dois grandes temas hoje em discussão em Cataguases. As duas licitações que serão realizadas até março, provavelmente, são os principais desafios deste início de ano. A dos ambulantes vai afetar mais a eles próprios já que os pontos hoje usados vão permanecer, talvez com outros profissionais. A licitação do transporte, porém, tem ingredientes de sobra para muita polêmica, e já houve corajosos anunciando até nome da empresa vitoriosa. Pode não terminar com uma solução, mas também pode chegar ao fim com um aumento considerável na tarifa, como já é previsto e foi divulgado e pode deixar tudo como está para aqueles que dependem de ônibus, caso não haja adequação de horários e de logística.

HOSPITAL CATAGUASES
Até maio, se nada de novo acontecer, o Hospital Cataguases devolve o Pronto-Socorro ao município. Este site divulgou esta notícia com exclusividade e até agora, não há sinais de mudança de rumo a este respeito. Portanto, o atendimento de urgência e emergência para a população a partir de 30 de maio de 2020 ainda é uma incógnita. A obrigação é do município que até agora não se manifestou publicamente sobre o que pretende fazer a este respeito.

BURACOS E COPASA
Estas duas palavras tem andado juntas nos últimos anos, mas a Prefeitura também é responsável por grande parte dos buracos da cidade que não são decorrentes de escavação para corrigir problemas de água e esgoto. A prefeitura até adquiriu uma fábrica de asfalto que prometia resolver estes problemas, mas ela mal funcionou em 2019. Sem recursos para adquirir seus insumos, pode ser que em 2020, motivada pela eleição em outubro, funcione um pouco mais.

Quanto à Copasa o Ministério Público não conseguiu convencê-la a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta. A Câmara Municipal de Cataguases implantou uma Comissão Especial de Inquérito – CEI – sobre o trabalho que a Copasa faz no município em que confirmou os problemas provocados por ela na cidade e, ainda assim, nada aconteceu com a estatal. O relatório final produzido pelos membros daquela Comissão não trouxe nenhum resultado prático para a população. A projeção para 2020 é de que esta situação se mantenha inalterada.

EDUCAÇÃO
Tendência nacional, a migração dos alunos para a rede privada, vem encolhendo a rede pública de ensino. Assim, a tão mal vista escola multi-seriada deverá ganhar ainda mais espaço em 2020. Afinal, se não há alunos suficientes para todas as séries e o prefeito recusa fechar escolas para não arcar com o custo político desta decisão, a solução menos ruim, ainda é reunir alunos de várias séries em uma única sala de aula.

EMPREGO
Governos municipais não possuem o poder de gerar empregos, exceto quando há interesses estadual e federal para a instalação no município de uma ou mais empresas de grande porte, o que não é o caso de Cataguases. Desta forma, a cidade deverá ressoar a tendência da economia nacional. Se forem mantidas as atuais condições, as empresas vão continuar contratando, timidamente, é verdade, o que fará o desemprego reduzir de forma pouco significativa por aqui.

CULTURA, TURISMO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Cultura e Turismo são áreas quase sem importância para os governantes municipais. Historicamente cumprem apenas o essencial pensando no recurso extra que vão receber do ICMS. Esta é a tendência também para 2020. O protagonismo das ações culturais em Cataguases vão continuar nas mãos da iniciativa privada por meio de suas fundações. A Assistência Social deverá manter seus programas assistenciais em atividade, sem implementar novos, como por exemplo, voltar-se para a população desempregada que necessita se requalificar para voltar ao mercado de trabalho.

PODER LEGISLATIVO
O funcionamento da Câmara Municipal deverá repetir o comportamento de 2019, porém, com um olhar mais aguçado para as eleições de outubro. O presidente do Legislativo vai continuar socorrendo o Executivo com devolução de recursos. E, por outro lado, os vereadores vão apertar a fiscalização sobre os atos do prefeito, dividindo desta forma o protagonismo no comando da vida do município.

PODER EXECUTIVO
A novidade será o governo de Minas começar a pagar as parcelas dos repasses que não foram feitos aos municípios nos governos Pimentel e início da administração Zema. São recursos que vão aliviar o caixa e poderão ser utilizados para obras como, por exemplo, o conserto do semáforo em frente à Caixa Econômica Federal, tapar buracos que se espalham pela cidade, inclusive onde há calçamento, e também utilizar na capina e limpeza urbana, na Saúde, Educação, enfim. Os atrasos nos pagamentos aos servidores não deverão mais acontecer ainda no primeiro trimestre.

ELEIÇÃO 2020
A primeira coisa a saber é se o atual prefeito poderá mesmo ser candidato. A dúvida permanece e tem tudo para seguir assim até às vésperas do pleito. Com Willian no páreo os adversários sabem sua enorme disposição de lutar até o fim. A oposição indica que vai seguir dividida, mas ainda é cedo para apontar um nome como favorito. Outro fator que pode influenciar será a atuação do deputado estadual Fernando Pacheco, mesmo ele estando comprometido com um pré-candidato. Apesar das peças eleitorais estarem se apresentando o eleitor é o ator principal deste enredo e sua vontade pode surpreender a todos dando reais esperanças de dias melhores em 2021.