Prefeitura de Viçosa treina quarenta e oito vendedores ambulantes

Prefeitura de Viçosa treina quarenta e oito vendedores ambulantes

Vendedores ambulantes de gêneros alimentícios da cidade de Viçosa estão participando de um curso de aperfeiçoamento em “Boas Práticas na Fabricação e Manipulação de Alimentos” que está sendo ministrado pela Prefeitura em parceria com a Emater-MG daquela cidade. A iniciativa faz parte do programa “Vendedor Legal”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, cujo objetivo principal é legalizar esse tipo de comerciante.

Em janeiro acontece a última etapa do curso. De acordo com seus organizadores, a média de participantes nos dois primeiros encontros foi de aproximadamente 48 vendedores. Eles deverão concluir as três etapas do curso para conquistar a licença de Vendedor Legal naquele município. Conforme explica a chefe do departamento de Fiscalização, Layra Santos, o objetivo é regularizar a situação dos ambulantes respeitando a realidade de seu dia-a-dia. “Nosso objetivo é criar um perfil dos profissionais ambulantes mais efetivos e assim, estabelecer critérios que todos tenham condições e estejam preparados para cumprí-los”, explica.

O Programa foi apresentado aos ambulantes no início de setembro durante reunião quando foram detalhados o seu funcionamento. Constituído de quatro etapas: cadastramento dos ambulantes; levantamento de locais para o desenvolvimento das atividades dos ambulantes; estudo das áreas a serem ocupadas e definição das regras e normas e, por fim, a abertura do período de regularização de cada vendedor. Para a gerente regional da Emater-MG, Raphaela Pinheiro, “este é um projeto muito importante, pois trata de algo sagrado que é o alimento. Por isso desejo que todos tenham muito sucesso” afirmou. As aulas são ministradas pelas técnicas da Emater-MG, Vera Lúcia Fialho e Margareth Guimarães. Também contribui neste projeto, como concluinte do curso de Economia Doméstica da UFV, Cássia Silva.

Fonte e foto: Prefeitura de Viçosa