Aluno da Escola Dr. Norberto é medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Aluno da Escola Dr. Norberto é medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

A Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, que fica no Bairro Granjaria, em Cataguases, termina 2019 comemorando o sucesso de seu aluno do nono ano do Ensino Fundamental, Heitor Guedes Rodrigues Costa, 15 anos de idade. Ele conquistou a Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – nível 2, para alunos do sexto ao nono ano. A premiação só será entregue em 2020, mas ele, seus familiares, professores e a diretoria daquela escola estão radiantes com o resultado que reforça o conceito de referência em escola pública que aquela unidade tem na sociedade cataguasense.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem, entre outros objetivos, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

Feliz com o resultado na OBMEP, ele agora está ansioso para saber se passou no exame de seleção para o Coluni, em Viçosa. Claro que ele “fechou” a prova de Matemática e foi muito bem nas outras disciplinas, conta Marta Pinto de Oliveira, vice-diretora de sua atual escola. “Ele, com certeza, vai conseguir novas vitórias importantes como esta em sua vida estudantil”, aposta o também vice-diretor, Rodrigo Areal Ferreira. Já a diretora da escola, Alessandra Neves Vieira de Menezes, duas palavras definem Heitor: “Talentoso e dedicado”, afirma, e prevê para ele um “futuro muito promissor”. A mesma opinião é compartilhada pela professora de matemática, Rosane Mariano Alves Pinto (foto acima), a Zaninha. “Heitor é um menino de muito valor e centrado naquilo que faz. Estamos muito felizes por este resultado dele na Olimpíada”, afirmou.

Heitor é um adolescente de poucas palavras, mas que já vinha perseguindo a medalha de ouro na OBMEP desde o sexto ano. “Mas na primeira vez que participei não fui para a segunda fase daquela competição”, revela. Mas a partir do sétimo ano ele só fez progredir. Quando cursava aquela série passou para a segunda fase e conquistou a medalha de prata. Ano passado voltou a competir e recebeu Menção Honrosa e este ano “estudei mais e conquistei a medalha de ouro”, conta, revelando também que, por causa de sua dedicação esperava estar novamente na segunda fase daquela olimpíada. Feliz com o resultado, ele incentiva os colegas a fazerem o mesmo. “A Olimpíada é uma oportunidade para a gente testar nosso conhecimento e consequentemente contribui para um melhor desempenho na escola”, analisa.

Além da medalha de ouro, Heitor vai participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Ele propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.