Em Viçosa, alunos do programa Jovens do Futuro criam suas empresas

Em Viçosa, alunos do programa Jovens do Futuro criam suas empresas

Os alunos da turma 2019 do programa Jovens do Futuro trabalharam durante o ano noções de empreendedorismo e como criar uma marca ou produto. O resultado dos estudos e do trabalho realizado, por eles e pela equipe de educadores do programa, foi a criação de duas empresas. A turma da manhã criou a “Scoobydoo-chá” e a turma da tarde, a “Tag do Futuro”.

A Scoobydoo-chá desenvolveu uma bebida natural produzida a partir de probióticos acrescido de sabores de frutas. O produto recebeu o nome de “Kombucha”. O jovem Welington Henrique, diretor presidente da empresa, disse que o projeto contribuiu de forma significativa para os participantes, pois deram a eles a visão de como funciona o mercado de trabalho e o setor empresarial. “Esse programa irá marcar minha vida pra sempre, pois foi aqui que eu aprendi a trabalhar em equipe com todos se ajudando, ensinando, contribuindo para que tudo dê certo” afirmou.

A Tag do Futuro desenvolveu um produto que irá atender diversas empresas do município com foco na sustentabilidade. Trata-se de uma etiqueta/cartão (tag) para acompanhar as embalagens dos produtos alimentícios fornecidos em isopor ou plástico. Essa etiqueta é desenvolvida a partir de papel e tinta biodegradáveis com sementes em sua composição. A ideia é que o consumidor, ao receber a etiqueta com o produto, utilize a embalagem para “plantar” essa etiqueta em seu interior com fertilizante apropriado. Assim, em pouco tempo, o recipiente se tornará um vaso com flores ou outras plantas, de acordo com as sementes que acompanharam a etiqueta.

O professor responsável pela turma da tarde, William Medeiros, explica que as etiquetas não agridem o meio ambiente, mesmo que sejam descartadas aleatoriamente, pois são biodegradáveis. “Trata-se de uma tag que irá promover o nome da empresa, incentivar a sustentabilidade sem poluição do meio ambiente”.

O coordenador do setor de Inclusão Produtiva, Fabrício Vieira, afirma que esta oportunidade dada aos jovens por meio do programa torna-os mais esperançosos e confiantes em mudar sua realidade. “A partir da participação no programa, trabalhando em empresas criadas por eles mesmos, os jovens sonham mais alto e descobrem que são capazes de mudar a realidade onde vivem” concluiu.

As empresas criadas pelos alunos já estão nas redes sociais: @scoobydoocha e @tagdefuturo.

Fonte e fotos: Prefeitura de Viçosa