Estudantes vão encenar O Auto da Compadecida para ajudar Lar Ana Nery

Estudantes vão encenar O Auto da Compadecida para ajudar Lar Ana Nery

O projeto “Era Uma Vez”, da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, está organizando a campanha em prol do Lar Ana Nery, situado no Bairro Leonardo, em Cataguases. O objetivo é arrecadar fraldas, alimentos, material de limpeza e brinquedos através de uma festa que vai acontecer nos próximos dias 11 e 12 de dezembro. Naquele dia será encenada pelos alunos do oitavo ano daquela escola a peça O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Para participar é só levar um quilo de alimento não perecível. Uma animada festa de Natal será o ponto alto deste evento, conforme garante a professora Valéria Dias, uma das organizadoras.

A campanha solidária deste ano está reunindo empresas como companhia Industrial Cataguases, Tecidos C&S, supermercados, e profissionais ligados à Arte e Cultura como o Grupo de Teatro Toca, Cacati Sousa, Mírian Gaspar e servidores públicos das escolas Francisco Inácio e Guido Marliére, revela Valéria. “O diretor Elias Júnior, da Guido, abraçou o projeto desde o início e vem auxiliando a campanha também dentro de sua própria escola”, conta. Ao justificar sua participação ele afirmou: “Entendo que a arte é uma importante ferramenta na educação. Incentivar nossos alunos ir ao teatro e ao mesmo tempo cultivar ações de solidariedade é típico do ofício de mestre. Essa parceria entre as nossas escolas Guido Marlière e Francisco Inácio, com o apoio de parceiros da nossa cidade gera um capital social imensurável para Cataguases”, disse.

Esta Campanha de Natal foi idealizada em 2018 pelos próprios alunos da Escola Francisco Inácio, quando foram atendidas 120 crianças de 2 a 6 anos. Para este ano uma rifa rendeu recursos para a compra de fraldas descartáveis, e os funcionários da escola estão doando brinquedos, mas o desafio maior é arrecadar alimentos que são distribuídos para a creche e outras vinte famílias vinculadas àquela escola, explica Valéria. De acordo com o diretor Alan Carvalho, há ingressos disponíveis para os dois dias de apresentações que vão acontecer às 19 horas. Esta campanha, completa ele, vai beneficiar 150 crianças de 11 meses a 6 anos de idade.

Fotos: Acervo da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto