Fórum de Cataguases entrega Medalha Hélio Costa

Fórum de Cataguases entrega Medalha Hélio Costa

O Fórum da Comarca de Cataguases realizou no início da noite desta sexta-feira, 06 de dezembro, solenidade no Salão de Júri, para entrega da Medalha Hélio Costa, uma das mais importantes comendas do Poder Judiciário Mineiro. Desta vez a agraciada foi a servidora Lúcia Helena Henriques Cerqueira, que por mais de quarenta anos trabalhou na Segunda Vara sendo considerada referência de dedicação, profissionalismo e amor à profissão. A medalha é entregue a cada dois anos.

Além de familiares de Lúcia que estiveram presentes, quase todos os seus agora ex-colegas de trabalho, amigos e trabalhadores do Fórum compareceram para prestigiá-la neste momento de reconhecimento. A solenidade foi presidida pelo juiz diretor do Fórum, Reinaldo Daniel Moreira, e contou com as presenças do promotor aposentado Walter Gomes de Oliveira, do presidente da OAB-Cataguases, Márcio Fachini Garcia e do advogado Yegros Martins Malta, representando o prefeito de Cataguases. O advogado Roosevelt Pires foi o mestre de cerimônia.

Em seu pronunciamento, o juiz diretor do Fórum lamentou apenas o fato de que ao começar a trabalhar em Cataguases Lúcia aposentou-se “privando-me de sua convivência o que certamente seria muito rica conforme é voz geral por aqui.” Em seguida citou um poema de Fernando Pessoa para lembrar que Lúcia é grande em tudo o que faz porque o faz por inteiro. Esta qualidade dela, segundo Reinaldo, “é o seu diferencial porque viveu de fato o ambiente do fórum e saiu agradecendo pelo tempo que ficou aqui”, destacou.

Reinaldo Moreira também homenageou o promotor Walter Gomes de Oliveira ao confessar que até hoje não o conhecia pessoalmente, “apesar de ouvir falar tanto e tão bem dele, uma referência para todos que atuam aqui nesta Comarca tanto pela sua competência quanto pelo amor que dedica a esta Comarca”, salientou. E também fez uma reverência ao juiz Edson Ladeira, que atuou por cerca de doze anos em Cataguases e hoje está na Sétima Vara da Comarca de Juiz de Fora. De acordo com aquele magistrado, “doutor Edson é o eterno diretor do fórum de Cataguases, um profissional que marcou sua atuação nesta comarca com muita dedicação”, disse.

Lúcia Helena agradeceu a todos pelo reconhecimento e a oportunidade de ter trabalhado no fórum por tantos anos e sair de lá com muitos amigos. O promotor Gustavo Garcia Araújo, fez o pronunciamento mais emotivo da noite, lembrando com carinho o momento mais difícil vivido por Lúcia que foi a morte prematura de seu filho. Ao final abraçou-a afetuosamente. Já o presidente da OAB-Cataguases, Márcio Fachini, preferiu lembrar o início de sua carreira quando pedia à Lúcia ajuda para fazer suas petições e de lá pra cá jamais abriu mão do profissionalismo dela.

O juiz Edson Ladeira também parabenizou Lúcia afirmando que a escolha da Comissão foi muito justa e o deixou muito feliz porque “ela nunca mediu esforços para cumprir suas tarefas”. Walter Gomes de Oliveira, também teve uma longa convivência com Lúcia no fórum “e sempre tive minhas reivindicações atendidas por ela com muita eficiência”. Ele comentou sobre os muitos elogios que Lúcia recebe dos colegas, “um reconhecimento daqueles que trabalharam com você”, completou. Ao final o juiz Reinaldo Moreira agradeceu a presença de todos e convidou os presentes para um momento de confraternização.

Medalha Hélio Costa
Comenda de entrega bienal à pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça, em Minas Gerais. Foi criada pela resolução nº 296/1995, com o objetivo de estabelecer uma maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, além de prestar justa homenagem ao Desembargador Hélio Costa que realizou um trabalho de destaque em toda sua brilhante carreira de magistrado, inclusive nos cargos de Corregedor e Presidente do Tribunal de Justiça.

A comenda destina-se a condecorar aqueles que prestaram ou prestam relevantes serviços ao Poder Judiciário local nas comarcas de Minas Gerais e na capital. Sua primeira entrega ocorreu no ano de 1996. A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão presidida pelo Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca; um Promotor da Comarca, um representante local da OAB-MG; pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal.