Manhã dedicada ao público adolescente no Festival Ver e Fazer Filmes

Manhã dedicada ao público adolescente no Festival Ver e Fazer Filmes

O terceiro dia do Festival Ver e Fazer Filmes começou às 9h30min desta quinta-feira, 21 de novembro, dedicado aos adolescentes. Eles assistiram a quatro curtas metragens, inclusive de animação, com temáticas voltadas para a realidade em que vivem. A curadoria dos filmes é do diretor Marcos Pimentel que conforme disse, “garimpou” as obras mais relevantes “de forma muito criteriosa” para este momento, “com temática que eles vivenciam no dia-a-dia como meio ambiente, problemas familiares, inclusão social, racismo e intolerância”, revelou. Na sexta-feira, 22, esta Mostra exibe o documentário Lama, de Carlos Pronzatto e Richardson Pontone.

Antes da exibição dos filmes, os alunos receberam algumas informações sobre o evento e foram recebidos por Isa Rodrigues, que falou sobre o Festival e seus objetivos. A especialista em filmes de animação, Míriam Rolim, também explicou algumas características desta modalidade de cinema, muito popular através do desenho animado que, conforme revelou, é apenas uma das técnicas utilizada para se fazer animação. César Piva, presidente do Polo Audiovisual, lembrou a importância do Cinema na formação do jovem e disse que esta prática pode, “inclusive motivar alguns de vocês a também fazerem filmes.”

A plateia formada por alunos das escolas estaduais Marieta Soares Teixeira e Colégio Cataguases, além da escola municipal Carmelita Guimarães, assistiu aos filmes “Òpárá de Ósún: Quando tudo nasce”, de Pâmela Peregrino; “Uma história de Cores”, de Victor Hugo Fiúza; “O Véu de Amani”, de Renata Diniz, e “Soberanos do Congo”, de Raoni Moreno. À noite, à partir das 19 horas, será exibido um capítulo da série para TV “Árvore dos Araújos”, de Alfredo Chaves, que foi produzida pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata e rodado em Piacatuba, distrito de Leopoldina.

César Piva

O Festival Ver e Fazer Filmes é uma realização do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com o patrocínio da Energisa através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento conta também com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Cataguases através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e a de Educação.

Marcos Pimentel

 

Isa Rodrigues
Iano Oliveira
Míriam Rolim
Luiz Fernando Leitão

Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes