Senac ministra workshops e tem programação da palestras na cidade

Senac ministra workshops e tem programação da palestras na cidade

Cataguases recebeu na semana de 28 de outubro a 1 de novembro a Unidade Móvel do Senac, uma carreta adaptada, que ficou estacionado próximo ao Centro Cultural Eva Nil (antiga Estação Ferroviária), e que ofereceu cursos livres e gratuitos de qualificação profissional para a comunidade local, na modalidade “workshops”, nas seguintes áreas: Técnicas de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Comidas Típicas de Boteco, Técnicas Básicas para o Preparo de Salgados, Preparo de Bombons e trufas, Preparo de Carnes e Petiscos, Sanduíches Naturais, Preparo de Salgados e Doces para Festas, Gestão de Custo, Despesa e Formação do Preço de venda em Bares e Restaurantes, Garçom: Técnicas de Atendimento e Vendas.

O público alvo, conforme informou Ludmila Lima, coordenadora do programa Bolsa Família no município, foi formado por beneficiários deste programa federal, microempreendedores individuais e comunidade em geral, de acordo com a disponibilidade de vagas. A vinda da Unidade Móvel envolveu, além do Senac, a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e Turismo.

Ainda segundo a coordenadora, além dos cursos vão acontecer ainda em novembro duas palestras: Técnicas para camareira: organização do trabalho e atendimento, na próxima segunda-feira, dia 4, às 13 h, que já está com as inscrições esgotadas, e Atendimento e Vendas, no dia 18, às 19 h, com vagas ainda disponíveis. As inscrições podem ser feitas no posto do SINE, na Rua Gama Cerqueira, 70, Vila Domingos Lopes, das 8 às 14 h. No ato da inscrição os interessados devem apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência,

Conforme afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social, Mirilane Licazali, a iniciativa teve o objetivo de promover a inclusão produtiva de profissionais que precisam retornar ao mercado de trabalho ou se qualificar. “Ficamos satisfeitos com a participação das pessoas nesta semana. O resultado é um incentivo para trazermos mais ações parecidas que venham a contribuir com a geração de emprego e renda”, disse. A instrutora Josiane Gonçalves explicou que a metodologia de trabalho utilizada nos workshops foi apresentar o básico aos alunos para que eles apreendessem as diferentes etapas da feitura dos produtos, sem, no entanto, esquecer de uma pitada de sofisticação e criatividade “Trabalhamos bastante o básico com o pessoal para que a partir daí eles possam alçar futuros voos”, explicou.

Da Redação com fotos de Bruno Diego.