Projetos da FIC a levam a conquistar o Selo de Instituição Socialmente Responsável

Projetos da FIC a levam a conquistar o Selo de Instituição Socialmente Responsável

A FIC – Faculdades Integradas de Cataguases – acaba de receber o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2019/2020, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Os alunos, professores e colaboradores daquela faculdade, juntamente com a comunidade acadêmica atuam em diferentes projetos dessa natureza e, neste sentido, cadastrou cinco deles para concorrer a certificação da ABMES – 2019/2020. A iniciativa resultou na conquista deste reconhecimento considerado pelo diretor da FIC como “um grande presente que coroa todo o nosso trabalho que já desenvolvemos com dedicação e afinco durante vários anos”, avaliou.

O professor Altamiro Junior, responsável pelo Departamento de Extensão e Responsabilidade Social da FIC conta que o Selo 2019/2020 vem reforçar o compromisso que a Instituição possui de promover ações onde o aluno possa desenvolver habilidades necessárias para atuação no mercado de trabalho. Ele diz que “recentemente iniciamos um novo projeto com o curso de Ciências Contábeis que busca promover a sensibilização da comunidade de Cataguases para doações para o Fundo da Infância e Adolescência. Entre as formas de doação está a destinação de parte do Imposto de Renda para o Conselho da Criança e Adolescente do município. A ideia é que os contribuintes apliquem parte do valor de seu imposto em ações deste Conselho de nossa cidade”, explica.

O diretor da FIC, Fred Henrique Faria, feliz com mais esta conquista, aproveita para lembrar outros projetos de responsabilidade social mantidos e incentivados por aquela Faculdade, como a Brinquedoteca Hospitalar; Apaixonados por Música; FIC – Sustentável e Coleta e distribuição de alimentos não perecíveis. “Preciso ressaltar aqui que todos estes projetos estão em consonância com o nosso objetivo maior que é levar a FIC para fora dos muros, um lema que adotamos no início deste ano que abre as portas da instituição para a comunidade promovendo assim uma maior integração com a nossa instituição”, disse.

Veja abaixo os projetos que contribuíram para que a FIC

CIRCUITO HISTÓRIA NA PRAÇA, tem entre seus objetivos promover um espaço para contação de histórias infantis. Os alunos e professores do curso de Pedagogia apresentam em praça pública de forma lúdica, clássicos e histórias contemporâneas da literatura infantil. O projeto busca integrar saberes, valores e práticas pedagógicas, além de oferecer à comunidade um momento de reflexão sobre os temas abordados. Por fim, o projeto busca ressignificar e criar espaços públicos de convivência. O circuito acontece no primeiro semestre de cada ano e apresentou as seguintes histórias: A FORMIGA E A CIGARRA, FESTA NO CÉU e O AVÔ DE BRENDA.

PROJETO DOE FELICIDADE – 2019, tem entre seus objetivos promover o empreendedorismo e a responsabilidade social. Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis participam do planejamento e execução da primeira fase do projeto que é financiado através da venda de camisas. Nesse ano o projeto tem por lema: Espalhe o vírus do amor até ele curar seu preconceito. O tema é inspirado em um dos objetivos das ODS, que trata da igualdade de gênero. Entre os resultados esperados estão: realizar a festa de natal das crianças da APAE Cataguases e um projeto de leitura em escolas públicas sobre o tema: Igualdade de Gênero, que será planejado e executado por alunos do curso de Pedagogia. Para alcançar os resultados os alunos atuam em diversas ações como: palestras, venda de camisas em praças, vídeos e postagens em redes sociais, entre outras.

MOTIVOS & AÇÃO – CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – SETEMBRO AMARELO – o projeto buscou sensibilizar alunos, professores e comunidade acadêmica sobre o setembro amarelo. Na ocasião foram desenvolvidas palestras de motivação e valorização da vida. A ideia é inspirar e motivar os envolvidos para os desafios do dia-a-dia. Participaram desses eventos: alunos e professores dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Pedagogia.

TODO MUNDO TEM UM MUNDO PRA CUIDAR – este projeto é um desdobramento do projeto Doe Felicidade – 2018. O projeto Todo mundo tem um mundo pra cuidar é um projeto em parceria com diversos agentes: Sicoob Coopemata, Secretaria de Meio Ambiente, ARPA e COMDEMA. Além de contação de histórias em escolas públicas, o projeto prevê a distribuição de 1 livro do projeto, que foi escrito por alunos e professores dos cursos de Pedagogia e Administração da FIC, amigos do projeto Doe Felicidade e ilustrados por crianças e professor do projeto de desenho do Centro Cultural Sicoob Coopemata. Os alunos do curso de Pedagogia irão desenvolver paralelamente a contação de histórias oficinas de reciclagem com alunos de escolas públicas. Em uma segunda fase desse projeto está previsto uma campanha de coleta seletiva de materiais reciclados.

PROJETO RESPONSABILIDADE SOCIAL – PARQUINHO DA ESCOLA MUNICIPAL DARCÍLIA GUIMARÃES – O projeto está em sua fase final. Os alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Pedagogia, através de recursos do trote solidário e doações de parceiros estão construindo um parquinho na Escola Municipal Darcília Guimarães. O projeto tem por objetivo promover a integração dos alunos da IES além de incentivar o empreendedorismo social. A previsão de entrega do Parquinho é novembro deste ano.

Fonte: Faculdades Integradas de Cataguases