Muriaé tem primeiro caso confirmado de sarampo, revela Secretaria de Saúde

Muriaé tem primeiro caso confirmado de sarampo, revela Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de sarampo em Muriaé em 2019. A informação foi divulgada em boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira, 25 de setembro. De acordo com a SES-MG, não foi identificada a origem de contato do doente, ou seja, o caso não pode ser considerado importado.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Muriaé para saber informações sobre o paciente, entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não existe caso confirmado de sarampo, mas apenas um registro em investigação para a doença. Na região da Zona da Mata, Juiz de Fora contabiliza três casos confirmados e seis em investigação. Além Paraíba investiga dois casos, Viçosa um e Mercês também um caso.

De acordo com o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, o município não tem nenhum registro da doença nem há casos suspeitos. Tairises Silva Roque, responsável por aquele setor, informou ao Site que o foco do trabalho está sendo em vacinar a população. Neste sentido pede a todos que não deixem de tomar a vacina porque, conforme salienta, “é a única forma de se evitar o contágio”.

Estado
Desde o início de 2019, segundo SES-MG foram notificados 1.107 casos suspeitos de sarampo em 183 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 448 foram descartados, 593 estão sob investigação e 26 casos foram confirmados.

Ainda conforme a pasta, a maioria está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas provenientes das cidades de São Paulo, Jundiaí-SP, São Bernardo do Campo e Araras.

Recomendações
Todas as crianças acima de seis meses até 11 meses e 29 dias devem receber uma dose da tríplice viral. A dose, chamada de dose zero, não é considerada válida para o esquema vacinal de rotina. Isso quer dizer que, a criança deve receber novamente a vacina aos 12 e 15 meses, observando o intervalo mínimo de 30 dias para revacinação.

Para as demais faixas etárias, a recomendação permanece a mesma. São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos de idade. Acima desta idade, é necessária apenas uma dose.

Quem não tiver se vacinado ou não tem o registro no cartão de vacina, deve procurar uma unidade de saúde para ser imunizado.

Saiba sobre a doença
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância.

A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Atualmente, o país enfrenta surto de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Fonte: G1 Zona da Mata | Fotos: NSCTotal e DM