Diminui a possibilidade de Além Paraíba reabrir agência do INSS

Diminui a possibilidade de Além Paraíba reabrir agência do INSS

Enquanto cresce em Cataguases rumores não confirmados de que a agência do INSS vai fechar as portas em 2020, a população de Além Paraíba conhece bem esta realidade há mais de um ano. No dia 09 de agosto de 2018 os cerca de 35 mil habitantes daquela cidade foram surpreendidos de manhã com as portas fechadas daquele estabelecimento. E sequer sabiam o motivo ou se era um fato temporário.

Ainda naquele dia, após vários boatos e informações contraditórias, finalmente o motivo real: o prédio em que funcionava recebeu uma notificação do Corpo de Bombeiros a respeito da necessidade de adequações no imóvel e não podia mais continuar em funcionamento. Equipe de profissionais e todo o serviço foi transferido para Leopoldina dando início a uma longa batalha para reabrir a agência.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o radialista Carlos Roberto Banjo, da Rádio 102, daquela cidade, divulgou novidades a respeito deste caso. Segundo revelou aquele profissional, o prefeito Miguel Belmiro e o presidente da Câmara Municipal de Além Paraíba, estiveram em Brasília no último dia 04, e se encontraram com representantes da presidência do INSS, visando trazer de volta para a cidade a agência daquele órgão.

Além de não conseguirem nenhuma resposta positiva concreta a respeito da reabertura da agência, prefeito e presidente da Câmara, ainda conforme relato de Banjo, teriam ficado surpresos ao saberem que o presidente do INSS não tinha conhecimento a respeito do fechamento da agência local daquele órgão em Além Paraíba. Também souberam que tal decisão coube ao Gerente da Executiva de Juiz de Fora, Edésio Antônio Siqueira dos Santos.

Ainda conforme a informação dada pelo radialista na Rádio 102, o presidente do INSS teria revelado que em razão do contingenciamento de recursos orçamentários, a agência não será reaberta este ano em Além Paraíba. Também não garantiu se isso pode acontecer em 2020, apesar de não ter descartado este possibilidade, disse Banjo.

O prefeito Miguelzinho, como é conhecido, já trabalha com o Plano B e deverá buscar uma parceria com o INSS, através de um termo de Cooperação com a Prefeitura de Além Paraiba para abrir na cidade um Posto de Atendimento, revelou o radialista Banjo. Desta forma, concluiu ele, a prefeitura assumirá algumas obrigações, inclusive, com a cessão de um funcionário para a realização do trabalho.

Com informações de Agora Jornais e foto de Adenilson Mendes.