Professor Ady Resende será sepultado nesta quarta-feira, 18

Professor Ady Resende será sepultado nesta quarta-feira, 18

Morreu nesta terça-feira, 17 de setembro, em Muriaé onde estava internado, o professor Ady Pereira de Resende, aos 93 anos de idade. Nascido em Turiaçu, localidade entre Cataguases e o distrito de Aracati, veio para a cidade ainda criança após seus pais venderem parte da propriedade em que moravam para a Companhia Industrial Cataguases. Mesmo quando residia na roça, como gostava de chamar o lugar onde nasceu, contou em entrevista ao projeto “Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases”, em 2014, que estudava no Coronel Vieira e fazia o percurso de aproximadamente nove quilômetros à pé. Teve uma infância feliz, como definiu, “com brincadeiras que hoje não existem mais”, acrescentou.

Após mudar com a família para a cidade dedicou-se aos estudos e tornou-se professor, título pelo qual era chamado, ao invés de seu primeiro nome. Foi professor de várias gerações que não só aprenderam com ele como também o tiveram como exemplo de ser humano. Apesar de ter sido conhecido por esta atividade, Professor Ady foi muito mais do que isso. Entre suas qualidades atuou também como pintor, tapeceiro, empalhador de madeira, modelador de cerâmica, fabricante de brinquedos, enfim, um artista completo, que também repassou seus conhecimentos a um sem-número de jovens.

Casou-se com Lucy da Silveira Resende, nascida em Recreio e com quem teve dois filhos. Era Maçom tendo iniciado na Loja Maçônica Labor e Civismo e, mais tarde, ajudou a fundar a Loja Maçônica Voluntários da Pátria, onde frequentava atualmente. Por causa de sua participação nas atividades maçônicas recebeu o título Honorário. Entre suas paixões, ele nunca escondeu sua preferência pela pintura. E contou sobre seu primeiro desenho, feito ainda na roça: “Dois violeiros, um com um violão pro lado de cá e o outro com o violão pro lado de lá, eu tenho o desenho até hoje num caderno”, afirmou ao projeto Memória.

Em 2014, a Câmara Municipal de Cataguases criou uma homenagem aos professores que atuam no município. Anualmente quinze destes educadores são agraciados com a Comenda Municipal do Mérito Educacional Professor Ady Pereira de Resende. Na ocasião o presidente do Legislativo Municipal era o então vereador Fernando Pacheco, hoje deputado estadual. Ao saber do falecimento daquele professor ele fez o seguinte comentário:

– “Recebi com pesar a notícia do falecimento do grande professor Ady Pereira Resende. É uma perda irreparável para Cataguases. Muitas gerações da nossa cidade contaram com o carinho e a maestria do querido educador Professor Ady. Em 2014, quando estive à frente da Câmara Municipal, homenageamos o professor ao criarmos a ‘Comenda Municipal do Mérito Educacional do Professor Ady Pereira de Resende’, idealizada pelo colega ex-vereador Majella. Um grande mestre se foi, mas seu legado e sua simplicidade, com certeza, permanecerão para sempre nos corações cataguasenses. Ao professor Ady, dedico o pensamento do físico Isaac Newton: ‘Gigantes são os mestres nos ombros dos quais nós nos elevamos’.”

O Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Cataguases, José Vitor Lima, lembrou da homenagem que fez ao professor ainda no primeiro mandato do prefeito Willian Lobo de Almeida e disse que Ady Resende foi um exemplo de cidadão e de profissional aos cataguasenses e que dedicou sua vida a promover a Arte. “Ele é uma dessas pessoas que vai embora mas deixa marcas eternas naqueles com quem conviveu”, afirmou.

Já o prefeito Willian Lobo conversou com a reportagem por telefone. Ele está em Brasília acompanhando votações importantes na Câmara dos Deputados que poderão significar mais recursos para os municípios. Sobre Ady Resende, ele deu a seguinte declaração: “Como professor que sou, tenho o professor Ady como exemplo. Posso dizer também que ele é uma das pessoas mais queridas de nossa cidade e uma pessoa presente em todas as atividades do município, principalmente no dia 7 de setembro, quando fazia questão de comparecer. Ao longo de sua vida honrou com maestria todos nós professores”, completou o prefeito.

Professor Ady Resende será velado na Capela Mortuária São Cristóvão, na Vila Tereza e seu sepultamento está previsto para acontecer nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 16h30min no Cemitério Municipal São José.