Pif Paf irá exportar carne de frango para China

Pif Paf irá exportar carne de frango para China

A empresa Pif Paf Alimentos, localizada no município de Visconde do Rio Branco, foi autorizada a exportar para a China. O aval foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na última segunda-feira, 9 de setembro. A companhia é a única mineira presente na lista de 25 empresas que receberam a permissão após o cumprimento de uma série de exigências específicas para a realização da atividade.

A expectativa é que as operações sejam iniciadas em outubro. “No momento, estamos na etapa de ajustes de documentos para a realização de todo o processo”, explicou o gerente geral de Relações Institucionais da Pif Paf, Cláudio Almeida Faria, à reportagem do jornal Tribuna de Minas, dia 10. A empresa tem potencial para exportar até 15 mil toneladas de carne de frango por ano, o que representaria uma movimentação de US$ 50 milhões.

Ele explica que a logística das operações se dará via containers pelos portos de Rio de Janeiro ou Santos. “Estamos muito satisfeitos com essa autorização, pois é fruto de um trabalho coletivo da empresa. A China é o maior mercado comprador de carnes, e essa abertura é uma oportunidade de alavancar as exportações em Minas e no país.” A Pif Paf buscava essa possibilidade desde 2012, quando a unidade recebeu a visita das autoridades sanitárias chinesas.

Em maio deste ano, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada por uma comitiva formada por representantes de empresas e associações, viajou para a China e outros países asiáticos, com o objetivo de alavancar a venda dos produtos agropecuários brasileiros. Para ampliar os esforços pela habilitação, a Pif Paf Alimentos marcou presença na missão.

Além do trabalho direcionado ao mercado externo, a Pif Paf também tem investido no mercado interno. A oferta aos consumidores irá incluir uma linha com 50 novos produtos. Em função deste investimento, a empresa pretende gerar 60 novos postos de trabalho até outubro. Atualmente, emprega cerca de oito mil funcionários.

Fonte: Tribuna de Minas | Texto: Gracielli Nocelli | Foto: Divulgação da empresa