Centro Espírita faz campanha de prevenção ao suicídio

Centro Espírita faz campanha de prevenção ao suicídio

A cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e se materializam, cada vez mais, nos casos de autoextermínio trazidos pela mídia e pelas redes sociais. Por isso, valorizar a vida não é mais uma questão religiosa ou filosófica; tornou-se questão de saúde pública. Setembro é o mês voltado para a prevenção ao suicídio no Brasil.

Estes números assustam ainda mais quando se referem aos jovens. Nos últimos 12 anos, a taxa de autoextermínio na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002, para 5,6 em 2014 – um aumento de quase 10%. As estatísticas mais recentes no Brasil são do Mapa da Violência 2017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Para refletir sobre este assunto o Centro Espirita PAZ, LUZ E AMOR, que funciona na Avenida Astolfo Dutra, 391, no Centro, em Cataguases, elaborou e está lançando o projeto “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO”. O objetivo é promover a valorização da vida e o que pode ser feito para melhorá-la. A ideia é humanizar e sentimentalizar as abordagens e informações sobre o suicídio, levando à reflexão, conscientização e consolo a todos sobre a seriedade do problema, informa texto alusivo ao evento que acompanha o material de divulgação enviado à Redação do Site do Marcelo Lopes.

O evento consiste em uma série de palestras abertas ao público e gratuitas que começam nesta terça-feira, 17 de setembro, e terminam domingo, 22. Todo o evento será realizado na sede daquele Centro Espírita e a programação é a seguinte:

Terça-feira – 19/09 – 19 horas
Tema: Depressão: Doença silenciosa que pode levar ao sucídio.
Coordenação: Delano Carneiro

Quinta-feira – 19/09 – 19h30min
Tema: Socorra a sua própria vida
Coordenação: Humberto Magalhães Vecchi

Sexta-feira – 20/09 – 19 horas
Tema: Eu vim para que tenham vida e a tenham abundância
Coordenação: Maria José Salles

Sábado – 21/09 – 19 horas
Tema: Suicídio: epidemia silenciosa
Coordenação Leandro Nunes

Domingo – 22/09 – 9h às 11 horas
Espaço Arte: Coral Vozes da Boa Nova e Poesia, com Ana Maria Diniz.
Seminário: Uma busca de sentido para viver
Coordenação: Olímpia Maria dos Santos

Foto: Reprodução da internet