Hora Cívica e desfile de escolas marcam a manhã em Cataguases

Hora Cívica e desfile de escolas marcam a manhã em Cataguases

A manhã de 7 de setembro em Cataguases movimentou escolas, autoridades e entidades em geral que participaram da tradicional Hora Cívica em frente ao Paço Municipal e dos desfiles escolares que aconteceram em seguida na Avenida Astolfo Dutra. Na primeira parte do evento, as autoridades se reuniram em frente ao Paço para homenagear a Pátria e os 142 anos de emancipação político-administrativa de Cataguases. Além do prefeito Willian Lobo de Almeida e seu vice, Tita Lima, ambos acompanhados de suas respectivas esposas, secretários municipais e representantes da Maçonaria e de Clubes de Serviço estiverem presentes, bem como autoridades militares como o major Willian Machado, comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar com sede em Cataguases.

Atiradores do Tiro de Guerra do município se posicionaram em frente ao Paço em posição de sentido e ao final desfilaram sendo acompanhados pelo grupamento de Bombeiro Civil instalado em Cataguases. Integrantes do Coral Encantando e da Banda Rogério Teixeira, ambos mantidos pelo Sicoob Coopemata através de seu Centro Cultural executaram os hinos Nacional e o de Cataguases, momento em que as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Cataguases foram hasteadas pelo militar do Exército tenente Paulo Sérgio, pelo deputado estadual Fernando Pacheco e pelo prefeito Willian Lobo, respectivamente.  Ainda durante a solenidade o ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Pedro Medeiros, de 98 anos de idade, foi homenageado por Willian com uma placa de prata em agradecimento ao seu patriotismo em servir o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Também tradição anual nesta solenidade, o orador oficial deste ano foi o professor e empresário Jesusimar de Oliveira Dornelas, que fez um discurso conclamando ao desenvolvimento, mas antes enfatizou: “Nascer em Cataguases deve ser motivo de orgulho por sua história.”  Em seguida assegurou que a busca desse progresso deve partir de cada um de seus habitantes. “Nosso desafio é que todos os dias você tenha uma atitude para fazer o lugar que vivemos melhor. (…) Dizem que antes de mudar o mundo precisamos organizar nosso quarto, nossa casa. Cabe a todos nós tornar Cataguases uma cidade antenada aos novos tempos. (…) Muitos querem mudança mas poucos aceitam mudar”, salientou completando: “Cataguases deve estar acima de nossos interesses pessoais.”

Fernando Pacheco, convidado a participar da solenidade, lembrou o passado de glórias de Cataguases, quando esteve na frente na Literatura, Arquitetura e nas artes, através do Cinema. Segundo ele “Cataguases é a única cidade do interior modernista tanto quanto Ouro Preto o é no Barroco, e a política tem que reconhecer este valor”, destacou. Por conta desta história ele disse ser necessário contribuir para uma nova ideia de crescimento. Desta forma manifestou seu desejo de levar para o governo do Estado “além de nossas necessidades o respeito que merecemos”, assegurando ter boas expectativas para o município construir uma nova realidade.

O prefeito Willian Lobo agradeceu a presença de Fernando Pacheco e disse que deseja trabalhar em conjunto com ele na solução dos problemas de Cataguases e na formulação de propostas que beneficiem o município. Lembrou as dificuldades enfrentadas desde o início de seu mandato provocadas pelo não repasse de recursos pelo governo do Estado, agora normalizado, mas ainda sem receber o que não foi pago. “Vencemos aquele período com muito esforço e graças à formalização de parcerias com a iniciativa privada” citando em seguida exemplos como a conquista do Edital da Ancine que destinou R$ 10 milhões para a produção de obras audiovisuais no município e também recursos oriundos do ICMS do Esporte e que vai, agora, buscar em Brasília, verba para a reforma do cinema. Willian encerrou anunciando calçamento de várias ruas a partir de 2020.

Veja fotos da solenidade na galeria abaixo.