Colégio Equipe vai adotar em 2020 Programa Escola da Inteligência

Colégio Equipe vai adotar em 2020 Programa Escola da Inteligência

O Colégio Equipe de Cataguases reuniu alunos e seus pais, além de professores e diretoria em um encontro realizado no salão nobre do Clube do Remo na noite desta quarta-feira, 04 de setembro. O motivo foi lançar oficialmente a Escola da Inteligência que, na prática, constitui a adoção de novos conteúdos de aprendizado para os alunos do ensino Fundamental naquela instituição e será implementado a partir do ano letivo de 2020. As informações são dos diretores Flávio Montes e Cristiano Casali, que estão muito otimistas com este modelo de Educação Socioemocional, que já conta com mais de 400 mil estudantes no Brasil e América do Sul.

O programa criado há quase dez anos pelo renomado psiquiatra, psicólogo, escritor e professor Augusto Cury, leva para dentro da sala de aula as relações interpessoais onde o aluno aprende a gerenciar suas emoções e construir relações saudáveis, tornando assim, o ciclo de aprendizagem completo. A explicação é da Lívia Chagas, consultora de ensino da Escola da Inteligência, que esteve em Cataguases especialmente para apresentar ao público este novo conceito e metodologia de educar.

“Na prática, revela, os alunos recebem na grade curricular uma hora aula a mais por semana onde vão trabalhar o material adotado pela Escola da Inteligência, que é um programa baseado em Teoria, Reflexão e Vivência. Ou seja, a leitura seguida de uma reflexão sobre o tema abordado e a vivência, que é a prática de tudo o que aprenderam”, diz. “Todos estes temas são referentes à Educação Emocional, ou seja, eles vão trabalhar conceitos para poder pensar antes de agir, reagir, colocar-se no lugar do outro, ser mais tolerante. Enfim, contribui para a formação do cidadão e para a vida acadêmica, porque hoje o mercado de trabalho está pedindo mais do que competências técnicas, mas também saber trabalhar em equipe, administrar problemas complexos. O programa, também envolve toda a família por meio de quatro reuniões anuais”, completou.

Os diretores do Equipe de Cataguases estão otimistas com o programa que será implantado inicialmente no Ensino Fundamental daquela escola, “mas vamos amplia-lo em breve”, prevê Flávio Montes (foto acima). Ele explicou que escolheram a Escola da Inteligência “primeiro porque a gente tem um respaldo técnico e tecnológico muito grande, que é do próprio Augusto Cury. Nós sabemos que na última década ele foi o autor mais lido no mundo. Então a gente tem que prestigiar um talento brasileiro, de primeira linha no mundo”, argumentou. O também diretor Cristiano Casali segue o mesmo raciocínio: “Realmente vamos adotar um programa que faz uma abordagem completamente diferente da tradicional onde um dos principais focos é o desenvolvimento socioemocional da criança e do adolescente. Uma preparação como um todo, onde a família estará envolvida e isso, com certeza, vai fazer uma diferença muito grande no futuro deles”, garante. A abertura do encontro foi uma encenação teatral feita por um grupo de alunos.