Casa no Bairro Bandeirantes corre o risco de desabar

Casa no Bairro Bandeirantes corre o risco de desabar

Parte da varanda de uma casa desmoronou no começo da noite desta quarta-feira, 04 de setembro, em Cataguases. O imóvel fica na Rua Ila dos Santos Ribeiro, no Bairro Bandeirantes, onde a proprietária mantém um orquidário, sua fonte de renda. No final da manhã, parte da terra que estava embaixo da residência desprendeu-se do barranco obrigando seus moradores a levarem as orquídeas para outro local da casa. Um serviço de desaterro estava sendo realizado no terreno situado na Rua Manoel das Neves, que dá fundos para a varanda que desabou parcialmente.

Segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes, até recentemente o terreno onde estava sendo feito o desaterro pertencia ao Município de Cataguases. Ele teria sido o único de um lote com treze, a ser vendido no processo de licitação promovido pela Prefeitura em junho passado. Na manhã desta quarta-feira, um trator dava sequência ao trabalho quando, por volta das 11 horas, conforme os moradores informaram, parte do barranco dos fundos da residência desabou. Com medo do episódio se repetir, retiraram as orquídeas do local e tomaram outras precauções até que próximo das 19 horas parte da varanda desabou. Nenhuma das seis pessoas que moram no local ficou ferida.

O técnico da Defesa Civil, Carlos Henriques Pires Júnior, esteve nos dois imóveis pouco depois do ocorrido e fez o primeiro registro do fato. Nesta manhã de quinta-feira, 05, ele retornou para uma vistoria técnica com o objetivo de produzir um laudo sobre o incidente. Ele também não descartou a possibilidade de novos deslizamentos. Além dele o Secretário Municipal de Obras, Walber Lacerda, e outros dois engenheiros também estiveram lá para avaliar o que de fato aconteceu.

Carlos Pires disse ao Site que a casa cuja varanda desabou parcialmente e o prédio ao lado estão em risco. Ele aconselhou os moradores da casa a não permanecerem no seu interior até que obras estabilizem o terreno. Além disso, pediu para que fossem tomadas outras providências que, segundo ele, vão contribuir para reduzir o risco de novos desabamentos. Por fim, aquele técnico da Defesa Civil disse que o proprietário do terreno onde foi feita a escavação, está empenhado em fazer as obras de contenção o “mais depressa possível.”

Nota da Redação: As fotos e vídeos desta matéria foram feitas e cedidas pelos moradores da casa atingida.

Veja o vídeo abaixo com as imagens de quem está em frente ao terreno onde o trator trabalhava.

No vídeo abaixo as imagens mostram o ponto de vista de quem está na casa onde desabou parte da varanda.

Veja as fotos do dos imóveis.