Vereadores de Leopoldina não autorizam prefeito a fazer empréstimo

Vereadores de Leopoldina não autorizam prefeito a fazer empréstimo

A Câmara Municipal de Leopoldina não aprovou o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que autorizava o prefeito a fazer empréstimo de R$ 3 milhões de reais junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Para contrair dívidas o chefe do executivo é obrigado a enviar projeto de lei ao Legislativo para autorizar a transação. Na mesma sessão extraordinária o Executivo sofreu outra derrota. Projeto de lei que pleiteava a abertura de créditos suplementares ao Orçamento no valor de 5%, foi modificado e os vereadores concederam somente 1%.

Na votação do empréstimo, dez vereadores votaram contra a proposta do Executivo negando, portanto, ao Executivo a intenção de fazer o empréstimo. São eles: Waldair Costa, José Augusto Cabral, Jacques Villela, Didi da Elétrica, Didi Piacatuba, Pastor Darci, Totõe Pimentel, Dr. Ferraz, Flávio Lima Neto, Tião das Três Cruzes. Os cinco parlamentares que votaram a favoráveis ao Executivo são: Ivan Nogueira, Kélvia Raquel, Helio Braga, Helvécio e Rogério Campos Machado.

O vereador José Augusto Cabral (foto ao lado) explicou o resultado da votação: “Um dos motivos pela não aprovação do Projeto foi exatamente a falta de detalhamento em relação a destinação dos recursos, sem mencionar que a conjuntura econômica não favorece novos endividamentos do município. Vale ressaltar que as informações apontavam que o pagamento só seria iniciado no próximo governo municipal. Junto com isso, foi observado também a falta de transparência nas informações financeiras, ou seja, prestação de contas do Executivo junto à Câmara Municipal. Democraticamente o Legislativo manifestou a sua sensatez em frear qualquer tipo de imprudência financeira nas contas de Leopoldina”, disse José Augusto, uma das vozes mais lúcidas daquele Legislativo cuja atuação é marcada pela sensatez e responsabilidade com o município.