Câmara Municipal premia vencedores de Concurso de Redação

Câmara Municipal premia vencedores de Concurso de Redação

A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite desta terça-feira, 20 de agosto, durante sua sessão ordinária, a solenidade de entrega de prêmios aos vencedores do 1º Concurso de Redação sobre Segurança Pública. A iniciativa foi instituída pelos membros da Comissão Permanente de Segurança Pública daquela Casa, formada pelos vereadores Sargento Jorge Roberto Silva Alves, Rogério Oliveira Ladeira e Hercyl Suhurt Salgado.

Em seu pronunciamento, Sargento Jorge Roberto lembrou a Resolução de criação do concurso visando envolver os poderes públicos neste importante tema para a vida em sociedade. De acordo com aquele vereador, os objetivos desta iniciativa são “discutir e disseminar junto à sociedade as políticas de segurança pública em âmbito municipal; estimular trabalhos escolares com foco na juventude sobre a violência e cultura da paz e, difundir perante a sociedade a importância do papel do Agente de Segurança Pública no meio social, bem como a importância da observância de regras de conduta preconizadas pela legislação a cada órgão de segurança pública”, frisou.

Já o vereador Rogério Ladeira destacou o convite feito a todas as escolas com turmas do sexto ao nono ano, “e sete delas aceitaram o nosso convite, sendo quatro particulares, duas municipais e uma estadual”, lembrou. De acordo ainda com aquele vereador, o concurso recebeu 35 redações sendo que os três primeiros colocados receberam como prêmio um notebook (1º lugar), um telefone celular (2º colocado) e um tablet para o terceiro colocado. Rogério explicou também que a comissão responsável pelo concurso premiou com medalhas de ouro outros dez alunos cujas redações também se destacaram. O trabalho de correção dos textos contou com profissionais da área, acrescentou Rogério.

Em seu pronunciamento, Hercyl destacou o hábito da leitura como um desafio aos professores e também alunos. Conforme salientou, “a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. E a redação é uma das formas eficazes de se aprimorar a escrita”, completou. Para aquele vereador, “conhecer bem seu idioma e as normas da escrita são essenciais nos dias de hoje”. Em seguida agradeceu, em nome da comissão, a todos os participantes e ao Sicoob Coopemata pelo apoio cultural dado àquela iniciativa. Logo depois foram premiados os alunos vencedores do concurso que compareceram à Câmara, bem como professores e representantes das escolas participantes.

A Comissão organizadora do Concurso, através da secretária Mairy Martins de Andrade (foto acima), convidou vereadores de todos os partidos para fazer a entrega das medalhas. O advogado Roosevelt Pires, representando o Executivo, também entregou uma das medalhas. Veja na lista abaixo os vencedores do concurso e os alunos que ganharam medalhas e Moções de Congratulações.

– 3° lugar = Larissa Alves de Almeida aluna da Escola de Formação Gerencial – EFG;

– 2º lugar = Alice Nascimento Roberti, aluna do Colégio Soberano;

– 1º lugar = Maria Elisa Fernandes, aluna da Escola Estadual Drº Norberto Custódio Ferreira.

– Professoras Cíntia de Souza Cardoso e Lêda do Nascimento Rosa recebeu uma placa de prata pelos trabalhos voluntários nas correções das redações.

Medalhas e Moções de Congratulações
– Letícia Faria Pereira Prado, aluna da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha – CAIC;
– Jean Carlos da Silva Soares, aluno da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha – CAIC;
– Isac da Silva Herculano, aluno da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha – CAIC;
– Erick Gustavo Martins Mathias, aluno da Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha – CAIC;
– Ana Luisa Rodrigues dos Santos, aluna da Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida;
– Luiza de Oliveira Souza, aluna do Colégio Nossa Senhora do Carmo;
– Bruna dos Santos Costa, aluna do Colégio Nossa Senhora do Carmo;
– Louise Anne Francisco da Silva, aluna do Centro Educacional Cataguases – CEC;
– Maria Júlia F. Pinto Coelho, Escola Estadual Drº Norberto Custódio Ferreira;
– Nicole Ribeiro de Souza Rodrigues, aluna da Escola Estadual Drº Norberto Custódio Ferreira;

Moções de Congratulações
– Colégio Nossa Senhora do Carmo
– Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha – CAIC;
– Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida;
– Centro Educacional Cataguases – CEC;
– Escola Estadual Drº Norberto Custódio Ferreira;
– Escola de Formação Gerencial – EFG;
– Colégio Soberano.

Veja as fotos do evento na galeria abaixo.