ALMG vai discutir Plataforma de Bioquerosene a pedido do deputado Fernando Pacheco

ALMG vai discutir Plataforma de Bioquerosene a pedido do deputado Fernando Pacheco

As Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta quinta-feira, 22 de agosto, a partir de 9h30min, uma audiência pública sobre a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, o Projeto Minas Macaúba. A reunião, solicitada pelo deputado estadual Fernando Pacheco (foto principal durante evento realizado na FIC em Cataguases), ocorre no Auditório José Alencar e terá transmissão ao vivo pelo Portal da Assembleia.

Entre as presenças confirmadas estão o Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzman, o Subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Juliano Pinto, o diretor de Comércio Exterior da Sede, Carlos Malta, o assessor técnico para Combustíveis Renováveis na GOL Linhas Aéreas, Pedro Scorza, entre outras autoridades (lista completa aqui).

Segundo o requerimento para a reunião, de autoria de Fernando Pacheco, esse projeto foi lançado oficialmente em 2018 e agora começa a ganhar contornos mais concretos. “A macaúba, uma espécie de palmeira nativa da região da Zona da Mata, ganha status de protagonista em Juiz de Fora, encabeçando um projeto visionário e ousado, de médio e longo prazos”, explica o requerimento.

A proposta é utilizar o fruto para produzir combustível verde para a aviação civil, servir de vetor econômico e contribuir para a recuperação, principalmente, de áreas degradadas, de reserva legal e de proteção permanente (APP). A macaúba promove a recuperação do solo, a regeneração da vegetação e ainda possibilita a reconstituição de lençóis freáticos e nascentes.

De acordo com Pacheco, a iniciativa pode ser uma alavanca para impulsionar o desenvolvimento da Zona da Mata. “É uma importante ação de engajamento que alia crescimento econômico e sustentabilidade”, ressalta o deputado. Conforme o requerimento, ainda neste segundo semestre, há a perspectiva de implantação das primeiras unidades técnicas de demonstração (UTDs) do plantio, além da primeira biorrefinaria, em Juiz de Fora.

E também está programado, para este ano, o lançamento do edital para adesão de produtores interessados em plantar macaúba, consorciada com outros gêneros alimentícios. Com base em notícias divulgadas pela imprensa, se o projeto vingar, a expectativa é que, em 2031, a Zona da Mata esteja produzindo cerca de 230 milhões de litros de bioquerosene de aviação, a partir do plantio inicial de 66 mil hectares do fruto.

Debate em Cataguases
Um encontro liderado pelo deputado estadual Fernando Pacheco reuniu empresários, produtores rurais, gestores e lideranças da Zona da Mata no princípio de agosto (01/08), em Cataguases, para debater a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.

Na ocasião, Fernando Pacheco destacou a importância de mobilizar os diversos agentes públicos e da sociedade civil para o sucesso do projeto. “Sinto-me honrado de ser parceiro dessa iniciativa. Nosso Estado e nossa região precisam de uma injeção de incremento para o desenvolvimento tanto na parte econômica quanto ambiental e social”, afirma Pacheco.

Reunião interativa
Quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Com informações da ALMG