Audiência Pública debate a Saúde municipal e busca melhorias

Audiência Pública debate a Saúde municipal e busca melhorias

Convocada pela vereadora Maria Ângela Girardi, que também é médica, foi realizada na noite desta quarta-feira, 07 de agosto, na Câmara Municipal de Cataguases, uma Audiência Pública cujo tema foi “Saúde: Atenção Primária e Secundária em Cataguases”. O encontro contou com a presença de profissionais e autoridades do setor, além dos vereadores que discutiram o assunto e traçou um panorama da realidade do município. Estiveram presentes o Diretor da Regional de Saúde de Leopoldina, Renam Guimarães; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cataguases, médico Joseph Antônio Freire; a Secretária Executiva do Cisum, Tarcília Rodrigues Fernandes e a Secretária Municipal de Saúde de Cataguases, Daniela Coelho.

Na ocasião foram abordados desde a infraestrutura disponível pelo setor no município, até a organização do trabalho passando por apoio técnico e logístico e Pessoal, entre outros. Foi, também, uma oportunidade para que os atores da Saúde do Município pudessem se expressar e mostrar quais serviços estão disponíveis para a população, bem como as fragilidades do setor. Um exemplo neste sentido foi a explanação sobre as atividades do Cisum – Consórcio Intermunicipal União da Mata – que reúne municípios da microrregião para atendimento à população em exames mais elaborados e consultas com especialistas. O diretor da Regional de Saúde, Renan Guimarães, também falou das ações que estão em andamento e a Secretária de Saúde, Daniela Coelho, revelou sobre a informatização de sua Pasta com capacitação dos servidores.

A vereadora Maria Ângela fez o seguinte comentário sobre o evento: “A audiência veio da necessidade do legislativo assumir uma função mais efetiva na Saúde, maior conhecimento do funcionamento deste setor em nosso município para, inclusive, aprovar orçamentos, fazer cobranças, sugestões e parcerias. É também um apoio político institucional da Câmara em busca de financiamento e/ou programas de saúde para Cataguases, bem como elaboração de projetos de lei que visam aprimorar políticas públicas capazes de reduzir gastos, por exemplo, com a judicialização”, analisou. Maria Ângela também lembrou que a Câmara Municipal de Cataguases conta, agora, com a Comissão de Saúde e Ação Social, para fortalecer ainda mais as ações neste setor. Em outra frente, foi solicitado e atendido o pleito para alterar a data da reunião do Conselho Municipal de Saúde que, agora, ocorre às segundas-feiras, permitindo desta maneira, a participação dos vereadores. Por fim, aquela vereadora lembrou que após cobrança do Legislativo, voltou a ser apresentado na Câmara o Relatório Quadrimestral de Saúde, fazendo ser cumprida lei neste sentido.