Região recebe recursos para novas produções em audiovisual

Região recebe recursos para novas produções em audiovisual

O Polo Audiovisual da Zona da Mata realizou na tarde desta sexta-feira, 02 de agosto, um encontro que reuniu, na sede da Energisa Minas Gerais, produtores, lideranças regionais, classe política, diretores e roteiristas de cinema, além de representantes da Cultura em Minas Gerais e da Ancine – Agência Nacional de Cinema, para lançar o Edital de Coinvestimentos Regionais que vai destinar R$ 8.750.000,00 para produções de audiovisual.

Aberto pelo presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani, pouco antes das 15 horas, ele salientou que ao longo dos 114 anos de existência da empresa, a Energisa sempre participou ativamente da gestão e da cultura nas regiões em que atua, “especialmente aqui em Minas Gerais”, disse. Ele elogiou a lei que permite aplicar parte dos recursos do ICMS em cultura afirmando que desta maneira “podemos ir muito mais longe. Desta forma as atividades econômicas e culturais se unem em torno de objetivos comuns, em especial de desenvolvimento, com destacada agregação de valor para nossa sociedade”, analisou Mantovani.

Em seguida Mônica Botelho (foto ao lado), diretora presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Assessora de Relações Sociais do Grupo Energisa, apresentou algumas das autoridades presentes que estão diretamente ligadas ao Polo Audiovisual da Zona da Mata, como Débora Ivanov, diretora da Ancine; Willian Lobo, prefeito de Cataguases; Newton Antônio Dutra, representando a Fiemg Regional Zona da Mata; Felipe Amado, Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Juliano Alves Pinto, Subsecretário de Estado de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Cada uma delas falou sobre a expectativa da Cultura e do audiovisual no âmbito do desenvolvimento do estado e, especialmente para a Zona da Mata.

Logo depois foi formada uma nova mesa com os seguintes convidados: César Piva, diretor presidente da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata; Débora Ivanov, diretora da Ancine; Alexandre Castro, gerente de tecnologia da Energisa; Kiko Ferreira, presidente da Rede Minas de Televisão e Leo Guerra, diretor da Fundação Mineira do Software. Na ocasião eles falaram de suas experiências no setor e Mônica e César Piva contaram a trajetória dos projetos culturais que culminaram na criação do Polo Audiovisual, a realização do Cineport – Festival de Cinema de Língua Portuguesa, como a primeira grande iniciativa neste sentido e os filmes que já foram produzidos por intermédio do Polo, entre outras iniciativas.

O Edital Coinvestimentos Regionais vai agora receber projetos em audiovisual que serão selecionados posteriormente por uma comissão a ser definida nos próximos dias. Para ter direito a receber recursos o projeto precisa obedecer a alguns critérios como ser filmado em Cataguases ou uma cidade da região de abrangência do Polo e contratar um número pré-determinado de profissionais da região, inclusive atores, entre outros. Com os recursos deste edital busca-se fortalecer o Polo da Zona da Mata como um centro de fomento do audiovisual ampliando sua atuação, explicou César Piva no encerramento do evento, pouco depois das 18 horas.