Cataguases recebe peça de Ariano Suassuna neste fim de semana

Cataguases recebe peça de Ariano Suassuna neste fim de semana

Nos dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo), às 17 horas, será encenada no Centro Cultural Humberto Mauro a peça teatral “Torturas de um Coração”, de autoria de Ariano Suassuna e direção de Wagner Brandi e direção de Arte de Oswaldo Lioi. A produção é da Oráculo Companhia de Teatro e Kadiwéu Projetos Artísticos. O elenco é formado por Gilson Gomes, Alisson Minas, Yan Cailat, Guilherme Oldra e Wagner Brandi. No fim de semana seguinte, é a vez de Muriaé receber o espetáculo.

A peça se passa na Cidade de Taperoá, onde vive Benedito, Marieta, Cabo Setenta, Afonso Gostoso e Vicentão. Benedito é apaixonado por Marieta e disposto a conquistar seu coração, que ainda é disputado por Vicentão e Cabo Setenta. Ela é uma mulher solitária e sonhadora, vive à espera de um amor forte e valente, ignorando os sentimentos de Benedito. Numa grande artimanha Benedito passa os dois valentões para trás conquistando o coração de sua pretendida.

Para esta montagem o diretor Wagner Brandi coloca os atores no lugar dos bonecos de mamulengos, que além de interpretar os personagens, também cantam e tocam instrumentos ao vivo, numa grande fanfarra, ao estilo de Suassuna. A montagem comemora os 23 anos da Companhia Oráculo Cia. de Teatro. A ideia de Torturas de um coração, surgiu depois que o texto foi apresentado ao grupo pelo diretor teatral, cineasta e jornalista Ipojuca Pontes, que foi colega de redação de Ariano Suassuna.

Um vídeo mapping, idealizado por Mayara Freitas, exibe imagens surpreendentes integrando ao cenário totalmente feito à mão, inspirado na arte Naif, criado pelo diretor de arte Oswaldo Lioi, onde une o tradicional, o moderno e o popular, ganhando reforço da cenógrafa Ianara Elisa, que também assina o design gráfico. O figurino de cores vivas e confeccionado artesanalmente, de Simone Aquino, também segue a mesma linha de inspiração. Músicas originais foram compostas por Wagner Brandi, que também dirige a montagem. A direção musical ficou por conta de Cyrano Moreno Sales. A direção de produção do espetáculo é de Gilson Gomes e a iluminação de Wagner Brandi e J.K..

O grupo Oráculo Companhia de Teatro ao longo de sua existência vem desenvolvendo o projeto “A Literatura sob o Olhar Teatral” que é levar para o palco obras literárias de grande valor, tendo como principal proposta tratar o homem em relação ao mundo em que vive. Ao completar 20 anos de existência o grupo monta o espetáculo “Diários marginais: um encontro com Lima Barreto e João do Rio”, com dramaturgia e direção dos fundadores do grupo. Esteve na Flip 2017 e se apresentou em festivais e vários equipamentos culturais. A montagem também recebeu um convite para virar roteiro de cinema.

Com informações de Oráculo Companhia de Teatro