Promotor do Meio Ambiente vistoria represa da Bauminas em Miraí

Promotor do Meio Ambiente vistoria represa da Bauminas em Miraí

O Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo, da Curadoria do Meio Ambiente e Infância e Juventude das Comarcas de Cataguases e de Miraí, esteve no último dia 03 de julho, vistoriando a Barragem Bom Jardim, de rejeitos de bauxita, pertencente ao Grupo Bauminas. A barragem fica em Miraí, e outra da mesma empresa, rompeu em 2007 causando um grave acidente ambiental naquela cidade, atingindo milhares de pessoas.

Este ano após o acidente ocorrido em Brumadinho/MG, a população de Miraí e região ficou apreensiva com boatos de risco na Barragem Bom Jardim, podendo repetir o acidente ocorrido há 12 anos, afetando rios de vários municípios da região. Diante desta possibilidade aquele promotor realizou vistoria no local no dia 03, acompanhado de Luiz Antônio Vieira Vilani, Supervisor de Mineração; Antônio Marcos Amaral, Encarregado de Produção; Fernando Antônio Elias, Encarregado da Barragem e de Alfredo Mucci Daniel – Engenheiro Geólogo Responsável pela Barragem.

Os técnicos da empresa também apresentaram ao Promotor a planilha diária de Controle das Instrumentações da Barragem Bom Jardim com números que revelam o seu estado de normalidade. Após a visita chegou-se às seguintes conclusões: O reservatório hoje está com o nível 6,5 metros abaixo do normal; A Bauminas não joga rejeito na Barragem Bom Jardim desde fevereiro de 2019 e ela encontra-se em fase de descomissionamento. A Bauminas afirmou estar muito tranquila quanto à estabilidade da Barragem Bom Jardim e mesmo assim continua a realizar todas as ações conforme exigências legais. Para completar, o DAM Break apresentado no Plano de Segurança de Barragem foi elaborado pela ANA (Agência Nacional de Águas) e a empresa está tranquila no que tange os estudos.

Gustavo Garcia Araújo disse ter ficado “muito satisfeito” com a apresentação gráfica e técnica feita pelo engenheiro geólogo Alfredo Mucci, ressaltando que “após o descomissionamento da barragem, a descaracterização seria um passo importante para o meio ambiente.” Segundo o responsável pela empresa, a política atual da Bauminas é evitar barramentos que possam causar risco de dano à população circunvizinha. O promotor ressaltou também que o desastre de 2007, “serviu de lição, e tudo foi recuperado pela empresa, que cumpriu todos os acordos feitos com os Ministérios Públicos Federal e Estadual e junto à população atingida”, disse Gustavo.

Fonte e fotos: 5º Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases – Curadoria do Meio Ambiente, Infância e Juventude.