Ubá inaugura lixeiras subterrâneas no centro da cidade

Ubá inaugura lixeiras subterrâneas no centro da cidade

Na sexta-feira, 05 de julho, a prefeitura de Ubá inaugurou três lixeiras subterrâneas instaladas na Praça da Independência, no centro daquela cidade. A iniciativa foi um dos eventos alusivos ao aniversário de 162 anos de emancipação daquele município e é pioneira na região. Há cerca de seis meses a prefeitura implantou a primeira lixeira no município, a título de experiência, e o resultado superou as expectativas o que motivou a administração municipal a dar prosseguimento ao projeto.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Ubá, Vicente de Paulo Pinto, explicou o funcionamento da lixeira em entrevista ao jornalista Carlos Roberto Sodré, da Rádio Educadora. Ele disse que este modelo de lixeira “só traz benefícios à população e ao meio ambiente, porque segrega o lixo, evita o excesso de lixo no local como a gente vê no modelo de lixeira a ceú aberto. Além disso – continuou o secretário – “este modelo de coleta contribui para o paisagismo da cidade uma vez que o lixo não fica mais exposto, contribuindo também com a melhoria da qualidade de vida”, explicou.

Ele também informou que irá fazer um trabalho ambiental com todos os comerciantes do entorno da Praça no sentido de que eles se comprometam a separar o lixo reciclável do comum para que a Prefeitura faça o seu recolhimento em dias e horários pré-determinados. Vicente de Paulo informou ainda que a prefeitura já tem cerca de vinte dessas lixeiras prontas que serão instaladas nos próximos dias em diversos pontos da cidade, entre os cem locais já definidos para receberem este novo modelo de coleta de lixo.

Fonte e Fotos: Rádio Educadora e Jornal Ubanse Online