Deputado Estadual Fernando Pacheco defende união de forças pela educação

Deputado Estadual Fernando Pacheco defende união de forças pela educação

O deputado estadual Fernando Pacheco marcou presença na posse de 28 diretores das escolas estaduais que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina, ocorrida na manhã de 1º de julho. Em cerimônia realizada na Câmara Municipal daquela cidade, estavam presentes o superintendente da regional de educação Sidilúcio Ribeiro Senra, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Waldair Barbosa Costa, diretores da Superintendência, representantes de prefeituras da região, além de estudantes e familiares.

“Uma das grandes atribuições do parlamentar é olhar as questões estaduais e, entre as mais importantes, estão as escolas. A educação deve ser uma política de nação, e não de um único governo”, disse Fernando em seu discurso. Ele classificou a educação como um patrimônio inalienável e construtora do desenvolvimento, destacando a necessidade de se unir forças entre as diversas entidades a favor de um ensino público e de qualidade.

“Não podemos mais aceitar o prejuízo que a nossa região enfrenta. Ficamos dez anos sem um deputado estadual na nossa microrregião. Agora, temos a oportunidade de acesso às informações e ações de governo que podem impactar na educação do Estado. Quero estar na origem da informação e dos recursos”, salientou.

A SRE Leopoldina/Cataguases é a responsável pelas definições pedagógicas e pela administração direta de 34 escolas, com o total de 15.680 alunos, em dez municípios: Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Recreio, Argirita, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Pirapetinga, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande, além dos distritos que também possuem unidades escolares.

Ações em educação
Em seus primeiros meses de mandato, o deputado estadual Fernando Pacheco tem buscado acompanhar as demandas da área. Visitou a Escola Estadual Presidente Carlos Luz, de Conceição da Boa Vista, em Recreio, em abril, e, em junho, se reuniu com diretores de escolas estaduais de Cataguases para discutir reivindicações e projetos das unidades de ensino, como o retorno da oferta do ensino integral.

“Estudei nas escolas Guido Marlière e Marieta Soares Teixeira, o Polivalente de Cataguases. Eu tenho muita gratidão com o ensino público estadual e, agora como deputado, tenho a condição de retribuir para trazer melhorias às nossas escolas”, relembrou. Desse modo o deputado citou a mobilização de toda a sociedade como uma maneira de impactar na educação. Para ele, é possível buscar recursos no orçamento estadual para realizar projetos nas unidades escolares. “Todo bom projeto terá minha atenção e dedicação”.

Outra iniciativa na área de educação foi a criação da Frente Parlamentar em defesa da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), na Assembleia de Minas. Como um dos idealizadores da Frente, o deputado Fernando Pacheco reforça a importância da Universidade, reconhecida no cenário nacional como uma das poucas que possui instalações em cidades do interior. São 20 unidades em diversas cidades mineiras. Pacheco se reuniu com a reitora Lavínia Rodrigues e com diretores regionais, no final de maio. “Verificamos a possibilidade de ofertar novos cursos na nossa região e obtivemos um retorno bastante positivo,” conta o deputado.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação/Deputado Estadual Fernando Pacheco