FIC abre Semana Internacional promovendo a integração do conhecimento

FIC abre Semana Internacional promovendo a integração do conhecimento

A FIC – Faculdades Integradas de Cataguases – abriu na noite desta segunda-feira, 24 de junho, no salão nobre do Clube do Remo, a 1ª Semana Internacional – Welcome to the Future, com eventos variados e que culminam no sábado, 29, com a realização do Festic, que vai contar com exposição de stands de empresas, música e workshops. Na sexta-feira, 28, será realizada, também, mais um almoço empresarial do Cezom – Conselho Empresarial da Zona da Mata, que discute ações para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

A abertura da Semana Internacional contou com apresentação do Coral Encantando, do Sicoob Coopemata e da equipe do Proler, da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes o Reitor e Vice do Grupo Unis, a qual faz parte a FIC, os professores Stefano Barra Gazola e Luiz Carlos Guedes, respectivamente. Também prestigiaram o evento o deputado estadual, Fernando Pacheco, o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, o vereador Betão do Remo e o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Milani, representando o prefeito Willian Lobo de Almeida, além do diretor da Fic, Fred Henrique Faria.

Em seu discurso de abertura o reitor do Unis, Stefano Gazola, mostrou todo o seu otimismo ao defender a internacionalização da Fic e do Grupo Unis como sendo o caminho para o futuro, argumentando que esta troca de experiências já ocorre no mundo virtual e que o conhecimento deve estar cada vez mais próximo, “sem barreiras ou fronteiras”, destacou. De acordo com ele, “o mundo é dos disruptivos, daqueles que rompem processos já experimentados; o mundo exige ousadia e nós podemos fazer isso”, completou incentivando os alunos a buscarem o novo.

O pronunciamento de José Fernando Milani destacou a iniciativa da FIC de promover um evento dedicado a internacionalização. Em seguida, o deputado estadual, Fernando Pacheco, disse que o evento “é significativo para a região na medida que promove novas iniciativas”, além de afirmar acreditar que este caminho “vai dar certo e trazer bons resultados. Já o diretor da FIC, Fred Henrique reforçou aos presentes a ideia da internacionalização, “uma prática de sucesso em vários outros países, como o Chile”, lembrou.

Na sequência foi proferida a palestra sobre Educação Disruptiva, pelo Diretor da Universidade de Viña Del Mar, Patrício Mandariaga, que também falou sobre a estrutura acadêmica oferecida aos alunos e a rotina daquela instituição de ensino superior. Mandariaga, também elogiou a iniciativa da FIC-UNIS em promover a internacionalização e a parceria entre as duas instituições. Ao longo desta semana, o evento continua nas dependências da própria FIC com palestras e realização de mesas redondas entre professores e alunos.

Veja mais fotos do evento na galeria abaixo.