Sobe para treze os casos de Chikungunya em Recreio

Sobe para treze os casos de Chikungunya em Recreio

Como é sabido por todos, o mosquito Aedes Aegypti não é transmissor apenas da dengue. Ele é o vetor do Zika vírus, da Febre Chikungunya e também da Febre Amarela em área urbana. E, apenas esta última citada há como prevenir por meio de vacina. Para evitar as demais doenças transmitidas por aquele mosquito só existe um meio: a eliminação de focos onde ele prolifera, fazendo a limpeza de quintais, terrenos, etc.

A partir deste ano o vírus da Chikungunya começou a circular em Recreio e 13 casos já foram confirmados através de exames de sorologia realizados na Macrorregional de Juiz de Fora. Além de outros 2 casos confirmados de Dengue. Ao todo 91 notificações são suspeitas para Dengue e Chikungunya naquele município e aguardam a confirmação dos exames por parte dos órgãos competentes.

Sobre o problema a Vigilância Epidemiológica Municipal informa que se a população não ajudar a situação pode piorar. Os agentes estão trabalhando assiduamente em suas funções, mas ainda falta o comprometimento de alguns moradores da cidade com a limpeza de seus quintais, terrenos e até dentro das próprias casas.

Confira os casos de Chikungunya por bairros:
Planalto – 8 casos;
Canto dos Ferreira – 2;
Machados – 1;
Avenida – 1;
Sebastião Dadú Arruda – 1.

Os dois registros positivos de Dengue ocorreram no bairro Machados.

 

Fonte e fotos: Prefeitura de Recreio