Homem em Cataguases é alvo de “fake news” em mensagem de WhatsApp

Homem em Cataguases é alvo de “fake news” em mensagem de WhatsApp

Uma notícia falsa divulgada amplamente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp na terça-feira, 18, e quarta, 19, com a foto de um homem e legenda informando tratar-se de um estuprador, mobilizou a Polícia Militar que conseguiu localizar o indivíduo e constatou que ele não tem nenhum envolvimento com este tipo de acusação, nem há até o momento registro policial contra ele por crimes contra a vida, conforme ressaltou ao Site do Marcelo Lopes, o comandante da Polícia Militar em Cataguases, major Willian Machado. “Tudo não passou de mais uma fake news, sendo que esta teve como objetivo claro prejudicar um cidadão que até o momento não há nada de ilícito contra ele”, comentou.

O perigo é imediato para a vítima que tem seu nome e ou imagem divulgada por este tipo de fake news. Especialmente porque não há como prever a reação das pessoas que, porventura, se virem frente a frente com o suposto suspeito. A pessoa corre – inclusive – risco de morte como já aconteceu algumas vezes no Brasil. Um cataguasense passou por isso e viu de perto uma multidão enfurecida. Era 05 de abril de 2017 quando o vendedor cataguasense e uma mulher quase foram linchados na cidade de Araruama, Região dos Lagos, Rio de Janeiro. O motivo foi a divulgação de mensagens no WhatsApp informando que ocorrera o sequestro de criança na cidade e dando a entender que o casal seria o responsável.

Relembre este caso clicando aqui.

Major Willian lembra que mensagens recebidas pela internet devem ter confirmadas sua veracidade antes de serem compartilhadas. “O risco de se cometer um erro grave que pode levar uma pessoa à morte é grande. Sem contar no constrangimento a que a vítima foi submetida. Além disso é proibido divulgar imagem de qualquer pessoa sem a sua autorização expressa. Neste caso, completa o comandante da PM, a vítima pode processar quem fez a divulgação”, disse. Na manhã desta quarta-feira, felizmente, uma equipe da PM encontrou o homem que teve sua imagem associada a de um estuprador. Ele disse que chegou a ser ameaçado e que estranhou alguns olhares direcionados à ele na rua, mas não chegou a sofrer nenhuma agressão.

Veja abaixo a mensagem falsa acusando falsamente o homem.