Manifestação pela Educação é realizada na Praça Rui Barbosa

Manifestação pela Educação é realizada na Praça Rui Barbosa

A Praça Rui Barbosa, no centro de Cataguases, foi o lugar escolhido para uma manifestação contra o corte de recursos para a Educação e a Reforma da Previdência. Organizada pelo Sind-UTE, o evento levou aproximadamente duzentas pessoas até o local, a maioria estudantes e professores, além de pessoas ligadas ao meio político. Nenhum vereador compareceu.

Liderados pela professora e coordenadora do Sind-UTE em Cataguases, Rosane Brito, o grupo cantou músicas contra o presidente Jair Bolsonaro, a reforma da Previdência e proferiram palavras de ordem contra o corte de verba na Educação. Por mais de uma hora, diversos participantes se revezaram ao microfone para criticar as medidas do governo federal – especialmente a Educação. A reforma da Previdência, apesar de ter sido menos evidenciada durante o evento, também foi alvo de duras críticas por parte dos participantes.

De acordo com Rosane, esta manifestação é mais um evento preparatório para a greve geral programada para o dia 14 de junho. “Hoje, porém, nosso objetivo é fortalecer a Educação, defendê-la daqueles que a querem sucateá-la e, claro, não podemos deixar de protestar contra essa reforma da Previdência que vai acabar com o direito da gente aposentar”, disse. Pouco antes das 18 horas os participantes posaram para uma foto e em seguida desceram o Calçadão munidos de cartazes e faixas de protesto, até à Chácara Dona Catarina onde fizeram mais um ato e encerraram o movimento que transcorreu sem incidentes.