Imóvel onde funciona a Fundição Cataguases é arrematado em leilão

Imóvel onde funciona a Fundição Cataguases é arrematado em leilão

R$ 1.967.292,00 foi o valor da arrematação dos imóveis onde funciona a empresa metalúrgica Fundição Cataguases, no Bairro Pampulha. O leilão aconteceu pouco antes das 14 horas desta quarta-feira, 29 de maio, e teve apenas um interessado em arrematar todos os imóveis. Outro provável arrematante chegou a dar um lance apenas para o imóvel onde funciona a carpintaria, mas foi preterido quando surgiu oferta para todos os bens leiloados.

O leilão aconteceu na sede da Vara do Trabalho em Cataguases e contou com um público significativo, incomum nestas ocasiões, conforme revelaram advogados e demais frequentadores daquele recinto. Os prédios e terreno onde funcionam a Fundição Cataguases foram avaliados pela Justiça do Trabalho em R$ 3.934.584,00 e como foi a segunda tentativa de arrematação era permitido oferecer lance abaixo do valor da avaliação. Assim, o único lance oferecido e que arrematou os bens foi no valor de cinquenta por cento do preço inicial (R 1.967.292,00) que será pago da seguinte forma: trinta por cento via depósito que deverá ser feito ainda nesta quarta-feira e o restante será dividido em trinta parcelas.

Esta foi a proposta vencedora feita pelo único interessado, um grupo de Cataguases, cuja identidade pediu para não ser divulgada até que todo o processo seja concluído. A preocupação se justifica porque o lance vencedor no leilão precisa ainda ser aprovado pelo juiz, que pode considerá-lo vil, ou seja, entender que os imóveis valem mais do que o valor da arrematação. Além disso, existe a possibilidade – já aventada durante o leilão – de que advogados das partes credoras (que têm dinheiro a receber da Fundição) entrem com embargos ao leilão, o que pode acontecer em até cinco dias.

Opiniões colhidas pela reportagem após o evento eram de cautela. Ninguém arriscou afirmar que o caso está encerrado. Ao contrário, todos os advogados que estavam presentes ouvidos disseram acreditar que o leilão será embargado, sendo que alguns ainda prevêem que o juiz não vai aceitar o valor da arrematação. Não há prazo para ele proferir sua decisão, mas caso este cenário se confirme, haverá novo leilão em nova data ainda a ser definida.

Veja reportagem em vídeo feita logo após o encerramento do leilão.