Cirurgia bariátrica já é realidade em Cataguases

Cirurgia bariátrica já é realidade em Cataguases

Tratar a obesidade em Cataguases ficou mais fácil. Desde o início do ano o médico Leonardo Vicente Coelho, carioca de nascimento e casado com a médica ginecologista leopoldinense, Paula Brandão Ávila Coelho, vem realizando cirurgia bariátrica na cidade. Ele é especialista em Cirurgia Geral e Bariátrica, com Residência na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Hospital Federal dos Servidores onde trabalha até hoje. Também participou da equipe que implantou a cirurgia da obesidade naquele hospital. Doutor Leonardo explica que a cirurgia bariátrica “é uma sub-especialidade, hoje em dia. E nós, lá no Hospital dos Servidores, criamos este núcleo dentro da cirurgia do aparelho digestivo e formou esse nicho de especialização”, conta.

Com sua esposa e médica ginecologista, Paula Brandão Ávila Coelho

Há pouco mais de um ano, Leonardo começou a fazer cirurgia bariátrica atendendo aos pacientes do plano de Saude HC e pouco tempo depois também para os da Unimed. O contato frequente com a cidade o levou a ser convidado pelo colega e também médico, Murilo Possani, a atender na Clínica Santa Rita que – à época – seria inaugurada. O convite foi aceito e hoje ele atende às terças-feiras, a partir das 13 horas, e em Leopoldina às quintas e sexta-feiras. Para agendar consulta com ele em Cataguases basta ligar para a Clínica Santa Rita (3421-2388), que fica situada na Praça Rui Barbosa, centro da cidade.

A cirurgia bariátrica (também chamada de cirurgia da obesidade) reúne um conjunto de técnicas para a redução do peso e consequentemente melhora da qualidade de vida. O procedimento é feito quando a dieta e a atividade física não causam mais efeito no paciente obeso, necessitando de uma intervenção médica, explica Leonardo, acrescentando que apenas este procedimento não é o suficiente, “porque é preciso que o paciente adote novos hábitos, mude sua alimentação e pratique exercícios físicos”, orienta.

Doutor Leonardo durante congresso internacional de cirurgia bariátrica


Para quem está indicada

A cirurgia é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 independente de comorbidades; entre 35 e 40 com doença associada, ou de 30 a 35 se portador de doença grave e intratabilidade clínica atestada por especialistas. Ele relata algumas doenças que podem estar relacionadas à obesidade e, por isso, têm potencial indicação cirúrgica: “Diabetes ou intolerância à glicose, hipertensão, colesterol alto, doenças cardiovasculares, osteoartrose ou hérnia de disco, doença do refluxo com indicação cirúrgica, asma grave ou apneia obstrutiva do sono, esteatose hepática, ovário policístico, infertilidade, estigma social e depressão.

Doutor Leonardo atende na Clínica Santa Rita, às terças-feiras, em Cataguases

Entendendo a Obesidade
É uma doença crônica que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A sua principal causa é a alimentação inadequada ou excessiva. O segundo fator importante que contribui para a obesidade é o sedentarismo. Além disso, existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade; ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta de alterações hormonais.

Por fim, Leonardo Vicente resume o objetivo da cirurgia bariátrica: “É mais uma ferramenta para que a pessoa se reeduque, melhore e vire uma promotora de saúde inclusive para a própria família. Ela vai aprender a comer e aprender a praticar atividade física. Com isso vai ajudar a si e a seus familiares porque vai diminuir a chance de morte precoce, alguns tipos de câncer, infarto, hipertensão, colesterol, ácido úrico, problema de coluna, enfim, são inúmeras patologias que estão atreladas à obesidade”, finaliza.