Animação do Festival Ver e Fazer Filmes leva quatro troféus


Animação do Festival Ver e Fazer Filmes leva quatro troféus

Chegou ao fim na noite deste sábado, 6 de julho, o 8º Festival Ver e Fazer Filmes, que este ano foi totalmente dedicado ao cinema de animação. Durante toda a semana, diversos filmes foram exibidos, com sessões especiais para mais de 500 estudantes do ensino fundamental de dez escolas selecionadas das redes pública e particular de Cataguases, além de um fórum temático, conforme informou a organização do evento. Nesta noite, também foram exibidos os oito curtas de animação produzidos através do edital Usina Criativa de Cinema 2023/2024.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Com entrada gratuita todos os dias, a 8ª edição do Festival Ver e Fazer Filmes começou na segunda-feira, 1º de julho, à noite, com a exibição do filme de animação “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, do diretor falecido em maio último, Guilherme Fiúza Zenha, homenageado desta edição do evento. Apresentado pela dupla de atores Renatta Barbosa e Igor Fernandez, a noite de sábado foi aberta com outra homenagem a Guilherme Fiúza, parceiro do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O diretor executivo do Festival, César Piva, falou emocionado a respeito do amigo e de sua importância para o cinema que vem sendo feito em Cataguases.

O edital Usina Criativa, lançado em agosto do ano passado selecionou oito projetos de animação, sendo quatro curtas metragens e quatro de micronarrativas. Além de receberem recursos financeiros para as produções, nesse período os projetos selecionados foram acompanhados por profissionais do setor de animação, por meio de mentorias e consultorias especializadas em diversas áreas da produção audiovisual. Participaram do edital cineastas moradores da região na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, apresentando projetos originais e inéditos, com temática livre, e conteúdo destinado ao público infanto-juvenil.

Animação do Festival Ver

Nesta noite de sábado, os oito curtas foram exibidos pela primeira vez ao público e concorreram entre si em várias categorias, inclusive, as pessoas presentes também puderam votar, que deu o prêmio ao curta “Pastelaria do Kibe”. O resultado oficial revelou o grande vencedor da noite: o curta “Número Errado”, de Leonardo Marcini, que levou o troféu em quatro categorias: Melhor Fotografia, Melhor Animação, Melhor Montagem e Melhor Curta. A melhor direção foi para Pedro Chavez, por “Beto” e “Déia e Dete”, de Bruna Schelb Correa e Francis Frank faturou os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. Por fim, “Niña, a menina que vive muito”, de Victor Piva Schiavon levou para casa o troféu de Melhor Desenho de Som.

O Festival Ver e Fazer Filmes é uma realização do Instituto Cidade de Cataguases, com patrocínio da Energisa Minas Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento também conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, da Fábrica do Futuro, do Animaparque, da Universidade do Estado de Minas Gerais, das secretarias municipais de Educação e a de Cultura e Turismo de Cataguases, Sebrae, Fundação Bauminas, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e do Instituto Energisa.

Animação do Festival Ver

Conheça os curtas de Animação participantes

📽️ Pastelaria do Kibe – Juliano Braz da Cruz
Em uma pastelaria animada, os salgados ganham vida e formam uma comunidade saborosa. O pãozinho recheado é o padeiro amigável, as coxinhas são as detetives intrépidas, e a empada é a sábia conselheira. Juntos, enfrentam desafios culinários e descobrem o verdadeiro significado da amizade enquanto temperam a vida com humor e camaradagem.

📽️ Jogando Juntos – Gilcimar Soares Liberato
Uma história emocionante que celebra a simplicidade das brincadeiras ao ar livre, a gentileza e a capacidade de conectar-se com os outros quando nos desconectamos das telas. Neste conto cativante, João ensina a todos uma lição valiosa sobre a verdadeira alegria da amizade e da diversão compartilhada.

📽️ Niña, a menina que vive muito – Victor Piva Schiavon
Um álbum antigo e desbotado de fotografia é aberto, e no interior várias fotos pequenas e em preto e branco são mostradas. Da distância que a visão está, é possível ver uma mancha colorida de azul, laranja e verde vibrando e passando de foto em foto, deixando para trás um rastro de cores vibrantes. Ao aproximar a visão, é possível ver Niña…

📽️ Por isso choramos quando nascemos – Bernardo Piva
Em interlocução com a mãe, o bebê fala sobre o momento do nascimento e como é um divisor de águas na vida humana originado de um desligamento de consciência. Mas mostra-se aberto a aprender a viver bem alinhado à natureza.

📽️ Déia e Dete – Bruna Schelb Correa e Francis Frank
Déia e sua irmã Dete, descobrem uma antiga tradição da família: enterrar os umbigos de todos ali nascidos. Juntas, investigam a chácara onde passam as férias, procurando pelo chão a história que escutaram.

📽️ Número Errado – Leonardo Marcini
Apenas os pais de Sílvia/Maurício prestigiavam seu aniversário de 14 anos naquela noite. No alvoroço para cantar parabéns, a conturbada dinâmica familiar se revela e Silvia/Mauricio não esconde sua tristeza pelo momento que simboliza seu nascimento. O jovem é presenteado pelo seus pais com uma camisa de futebol, contudo, sem muita empolgação, revela a eles que é “o número errado”.

📽️ Beto – Pedro Chaves
O pequeno Alberto se vê atormentado pelas sombras dos animais que cruzam os fios elétricos próximos à sua casa. Sua imaginação fértil cria teorias mirabolantes sobre possíveis monstros que habitam o exterior da residência. Enquanto isso, seu irmão mais velho, Eduardo, enfrenta os desafios típicos da adolescência, como espinhas e sua devoção ao Operário Futebol Clube de Cataguases.

📽️ Cine Quarto – Leonardo Marcondes Braga Cardoso
Leo é um garoto de 11 anos que mora numa cidade do interior. Ele ama ver filmes e sonha em morar em uma cidade com cinema. Um dia ele escuta as histórias de seus familiares da época em que a sala de cinema da cidade ainda existia. Indignado com o fechamento das salas na sua cidade, ele resolve mudar essa situação. Com ajuda da sua cachorrinha, seus amigos, uma caixa de sapato, e muita criatividade, ele resolve construir um cinema dentro do seu quarto.

Animação do Festival Ver

Premiação

🏆 Melhor Direção – Pedro Chagas, filme “Beto”. Troféu entregue por Marcos Pimentel, Diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata;

🏆 Melhor Roteiro – Bruna Schelb Correia, por “Deia e Dete”. Recebeu o troféus das mãos de Delania Cavalcante, do Instituto Energisa;

🏆 Melhor Fotografia – Leo Marcini, pela animação “Número Errado”. O troféu foi entregue por Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Rio;

🏆 Melhor Montagem“Número Errado”, de Leo Marcini. Troféu entregue por Rosângela Lima – Secretaria Municipal de Cultura de Cataguases;

🏆 Melhor Desenho de Som“Niña, a menina que vive muito”, de Victor Schiavon, recebeu o troféu de Cláudio Santos, Diretor da Fábrica do Futuro;

🏆 Melhor Direção de Arte – Bruna Schelb Correia, pelo curta “Deia e Dete”. Troféu entregue por Ulisses Tavares, Diretor do Grupo Giramundo;

🏆 Menção Honrosa“Número Errado”, de Leo Marcini, como “Melhor Animação”, pelo virtuosismo e animação em Stop Motions pelos movimentos suaves e sutis. Entregue por Mônica Botelho, ex-presidente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

🏆 Melhor Filme – Micro Narrativa“Pastelaria do Kibe”, de Juliano Braz. O troféus foi entregue por Lavínia Rodrigues / Reitora da UEMG.

🏆 Melhor Filme – Curta “Número Errado”, de Leo Marcini, que recebeu o troféu das mãos de Paulo Alcoforada, Diretor da Ancine.

🏆 Melhor Filme – Juri Popular“Pastelaria do Kibe”, de Juliano Braz. Troféu foi entregue por Sávio Leite, professor da UEMG.

Animação do Festival Ver
                               Andreia Bissoli e Mônica Botelho com o troféu Dragãozinho Manso

Animação do Festival Ver Animação do Festival Ver

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vem aí o Edital Usina Criativa de Cinema e projeto Fábrica Animada

Sai o resultado do 4º Edital Usina Criativa de Cinema