Cataguases está em Estado de Emergência contra a Dengue

Cataguases está em Estado de Emergência contra a Dengue

Pouco mais de um mês após decretar estado de alerta para a Dengue no município, o prefeito José Henriques assinou, no último dia 1º de março, decreto nº 5.906/2024 decretando estado de emergência no município devido ao agravamento dos casos da mesma doença em Cataguases. Uma situação que não é exclusiva do município, e que se estende por todo o Brasil neste início de ano na forma de epidemia, o que vem mantendo os hospitais lotados e obrigando governantes a adotarem medidas emergenciais de atendimento à população.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Após tomar conhecimento do primeiro LIRAa de 2024, cujo resultado apontou índice de infestação de 3,48%, o que coloca o município com risco médio, José Henriques decidiu baixar o decreto para dar respaldo às ações de combate ao mosquito transmissor da doença. O resultado do LIRAa revelou 470 notificações para Dengue, 39 casos confirmados e quatro negativos para Dengue. Não foi registrado nenhum caso de Chikungunya no município. O levantamento foi feito em 23 de fevereiro de 2024.

Além das medidas preventivas que estão sendo adotadas no município como os programas de “Bota Fora” de descarte de entulhos e objetos inservíveis de residências, evitando assim o acúmulo de água e a consequente proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde mantém nos bairros o carro Fumacê que asperge um inseticida que mata o mosquito. Além disso também seguem sendo realizadas ações de fiscalização, limpeza e capina de terrenos baldios e o atendimento de denúncias feitas aos órgãos competentes, informou a Secretaria de Saúde. “Se cada um de nós fizer a sua parte de manter sua casa e quintal limpos, sem água parada, vamos vencer a dengue”, afirma Vinícius Franzone, Secretário Municipal de Saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
José Henriques decreta estado de alerta contra a Dengue

Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue

Fonte: Jornal Cataguases | Foto: Pexels