Cataguases não está entre as 521 cidades que vão receber vacina da dengue via SUS

Cataguases não está entre as 521 cidades que vão receber vacina da dengue via SUS

O Ministério da Saúde (MS) informou, nesta quinta-feira, 25 de janeiro, que 521 municípios brasileiros vão receber vacinas a partir de fevereiro para iniciar a campanha de imunização contra a dengue através do Sistema Único de Saúde (SUS). Cataguases e as demais cidades da Zona da Mata mineira, no entanto, não estão entre os municípios da lista. Até o momento, apenas 22 cidades mineiras devem receber o imunizante. De acordo com informações divulgadas pelo Governo federal, as regiões priorizadas são aquelas consideradas endêmicas para a doença.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

De acordo com o MS, os municípios mineiros que serão contemplados neste lote de doses são Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio, Córrego Novo, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Nova Lima, Caeté, Rio Acima, Jaboticatubas, Raposos, Belo Vale, Moeda, Nova União e Taquaraçu de Minas.

As 37 regiões endêmicas selecionadas atendem três critérios, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Esse total engloba 16 estados e o Distrito Federal.

Esquema vacinal contra dengue

A imunização contra a dengue conta com um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Casos de dengue aumentam significativamente neste início de ano

Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Fonte: Tribuna de Minas | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil