Seminário em Cataguases aborda a Saúde do Trabalhador

Seminário em Cataguases aborda a Saúde do Trabalhador

O auditório da Faculdade Sudamérica, em Cataguases, recebe nesta quarta-feira, 22 de novembro, o 1º Seminário Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Iniciativa da Prefeitura de Cataguases por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, o evento reúne profissionais de saúde das cidades sob a jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Seminário em Cataguases aborda
                                                Dr. Joseph Freire, Raquel Justi e Amanda Souza

Coordenado pela enfermeira do trabalho, Raquel Justi de Souza, que é Referência Técnica em Saúde do Trabalhador em Cataguases e pela também enfermeira, Amanda da Silva Souza, coordenadora da Vigilância em Saúde no município, conta com as participações do médico Joseph Freire, presidente da CISTT – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e do secretário municipal de Saúde de Cataguases, Vinícius Franzone.

Raquel explicou que após a instalação da CISTT em Cataguases, em 2018, os trabalhos na área de saúde do trabalhador ganharam impulso, especialmente a partir de 2022, “e este Seminário é, na prática, a culminância destas atividades onde estamos abordando temáticas diversas”, disse. Amanda completou dizendo que ao longo do dia várias palestras vão abordar “os muitos aspectos da saúde do trabalhador, inclusive ginástica laboral e uso correto dos equipamentos de proteção individual”, destacou.

Na abertura, o médico Joseph Freire contou a história da CISTT lembrando que foi estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. “A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, disse.

                                  Vinícius Franzone, Secretário Municipal de Saúde de Cataguases

Em seguida o secretário Vinícius Franzone destacou a importância do Seminário na promoção da saúde do trabalhador e da trabalhadora. Segundo ele, “este seminário vai trazer informações estratégicas para a construção de um projeto de saúde para os trabalhadores do município”, completou.

O evento teve início às 9h e está previsto para terminar às 15h. A primeira palestra foi ministrada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, que abordou o tema “Saúde Mental, Assédio Moral e Bem Estar no Ambiente de Trabalho”.

Os demais temas abordados no evento são:

Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador
Por Marluz Aparecida Amorim Werneck (Referência Técnica em Saúde do Trabalhador – GRS Leopoldina)
Orientações sobre as Notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho no Sinan
Por Marluz Aparecida Amorim Werneck (Referência Técnica em Saúde do Trabalhador GRS Leopoldina)
A importância da Ginástica Laboral no ambiente de trabalho
Por Liliane Cristina Tavares de Oliveira (Fisioterapeuta Prefeitura Municipal de Cataguases)
Saúde Ocupacional – Principais Doenças
Por José Carlos Marques Ramos (Médico Coordenador Saúde do Trabalhador Energisa)
Segurança e Comportamento Seguro no Trabalho
Por Alice Mercier Machado de Oliveira (Técnica de Segurança do Trabalho Energisa)
A importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) na prevenção de Acidentes de Trabalho
Por Fabrício Rezende de Paula (Coordenador Corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho – Energisa)
Prevenção e Combate a Incêndio
Por Carlos Alexandre Rodrigues Faria (Coordenador Defesa Civil da Prefeitura de Cataguases)

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rotary e Secretaria de Saúde de Cataguases se unem contra as Hepatites
Secretaria de Saúde realiza curso de Atendimento Humanizado