Hora Cívica e desfile marcam a manhã nos 146 anos de Cataguases

Hora Cívica e desfile marcam a manhã nos 146 anos de Cataguases

Após três anos de ausência por conta da pandemia da Covid-19, Cataguases voltou a ter o desfile cívico das escolas na Avenida Astolfo Dutra, um dos símbolos mais tradicionais nos festejos da Independência do Brasil e do aniversário do município. O evento foi precedido por outra tradição: a Hora Cívica em frente ao Paço Municipal, momento solene onde o prefeito José Henriques e demais autoridades rendem homenagens à pátria e ao município.

A solenidade foi aberta com o desfile da tropa do Tiro de Guerra que também se apresentou na Avenida Astolfo Dutra abrindo o desfile cívico. Em frente ao Paço se posicionaram representações das escolas e demais instituições atuantes no município. Estiveram presentes o subtenente do Tiro de Guerra, Cristiano Pereira Fraga, Major Rodrigo Paro, comandante da 146ª Cia. Polícia Militar, o vice-prefeito Marco Andrade, o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Antônio Gilmar de Oliveira, vereadores e secretários municipais, além de representantes de lojas maçônicas.

Hora Cívica e desfileEste ano o orador oficial foi o ex-prefeito e Procurador de Justiça, Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho (foto acima), que destacou o clima de tranquilidade vivido este ano no País, citando uma frase da jornalista Mirian Leitão que neste sete de setembro não estamos com uma espada apontada contra a democracia. Tarcísio também frisou que a data de hoje não pode ser “vilipendiada” porque é um “momento de comemoração e de compromisso com o que queremos para o Brasil, além de momento de refletir sobre o que fizemos até aqui para fazer o país avançar enquanto nação.”

Ainda em seu discurso, o ex-prefeito fez uma reflexão sobre a cidade onde nasceu e governou por quatro anos. “Cataguases faz 146 anos e me pego pensando sobre união porque não fazemos nada sozinhos e, portanto, tudo o que temos construído ou estamos fazendo é fruto de um trabalho conjunto”, destacou. Ele também lembrou de seu pai e também ex-prefeito por dois mandatos, Tarcísio Henriques. Para isso citou um dos discursos dele em que afirmava, entre outras coisas, a necessidade de perseverar “para alcançarmos o desenvolvimento e objetivos almejados, porque assim Cataguases há de ser tudo aquilo que sonhamos”, finalizou.

O prefeito José Henriques saudou a todos em um breve pronunciamento, além de felicitar Cataguases pelos seus 146 anos. Em seguida agradeceu a presença do público e convidou a todos para a assistirem ao desfile cívico que este ano contou com 39 instituições participantes.

Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile Hora Cívica e desfile Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile Hora Cívica e desfile

Hora Cívica e desfile

LEIA TAMBÉM
Cataguases prepara grande festa para comemorar seus 146 anos

Hora Cívica comemora oficialmente os 144 anos de Cataguases