Hora Cívica comemora oficialmente os 144 anos de Cataguases

Hora Cívica comemora oficialmente os 144 anos de Cataguases

Cataguases deu início às comemorações pelos seus 144 anos de emancipação político-administrativa e pelo aniversário da Independência do Brasil às 8 horas deste 7 de setembro. A Hora Cívica aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal com a presença do prefeito José Henriques, do vice, Marcos Andrade, do deputado estadual Fernando Pacheco, o presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Ramos, demais vereadores, além de autoridades militares e do orador oficial, Desembargador Vítor Peixoto Parreiras Henriques.

O evento foi todo transmitido ao vivo pelo Site do Marcelo Lopes e sua fanpage no Facebook, uma vez que a solenidade este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, foi restrita ao público (para assistir clique aqui). Na ocasião também foram entregues duas Moções de Aplausos em agradecimento aos profissionais de saúde pelo empenho e coragem no enfrentamento a Covid-19 no município. Foram agraciados o médico Gilberto Delfim de Carvalho e o secretário municipal de saúde Ricardo Mattos.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Henriques lembrou o passado “belo e próspero de Cataguases” para afirmar que está trabalhando “para devolver à população de Cataguases tudo aquilo que nossa cidade tem a oferecer”, afirmou, para prever pouco depois que “Cataguases será destaque novamente, tenho certeza disso, porque esse é o nosso objetivo e sempre o será”, completou. O vice-prefeito Marcos Andrade, lembrou que “nós somos representantes de todos os lares e pessoas desta cidade; portanto, cabe a nós tentar assegurar e minimizar mas dificuldades que as pessoas passam e assegurar o futuro dessas crianças que não sabem ainda o que vão ser no futuro. Cabe à gente assegurar o amanhã”, reforçou.

O deputado estadual Fernando Pacheco lembrou o momento especial que o país vive em função da pandemia para falar sobre união como a única maneira de se alcançar os objetivos. Neste sentido, ele disse que a busca pela estabilização social como o caminho mais curto para que, em seguida, o município possa recomeçar o seu crescimento. “Estamos sendo obrigados a vivenciar uma nova realidade que jamais alguém viveu”, assegurou. E sugeriu como caminhos para esta retomada do crescimento a “tecnologia, a inovação e a sustentabilidade estes novos rumos”, destacou Fernando. Ele finalizou reiterando o seu apoio a atual administração prevendo um futuro de desenvolvimento para Cataguases.

Convidado a ser o orador oficial da cerimônia, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o cataguasense Vítor Henriques, voltou seu pronunciamento à história, lembrando o episódio da Independência do Brasil. No segundo momento de seu discurso, aquele magistrado voltou-se para as origens de Cataguases, sua terra natal,  onde, mais uma vez, tendo a história como parceira, contou que estas terras receberam o nome Cataguases porque a família Resende, que havia se mudado para o município oriunda de Lagoa Dourada, trouxe este nome dos índios que habitavam aquela região. Ao encerrar, chamou a atenção para a importância da ética e o combate à imoralidade, que chamou de “antessala do despotismo, inimigo figadal da liberdade.” E para encorajar essa luta Vítor Henriques concluiu seu pronunciamento citando o Sermão da Montanha, uma das passagens mais incisivas do Evangelho.