Projeto Girarte estreia em Salvador o espetáculo “Entre Passos de Amar”

Projeto Girarte estreia em Salvador o espetáculo “Entre Passos de Amar”

O Projeto Girarte, há mais de 9 anos, dedica-se a promover o diálogo entre Arte e Educação, Democratização Cultural e Desenvolvimento Artístico Profissional. Em sua trajetória impactou mais de 255 mil pessoas, beneficiou em média 130 escolas públicas, e com suas inúmeras ações socioculturais, já alcançou cinco estados brasileiros e uma parceria internacional. Com toda sua produtividade e experiência consolidada é referência no desenvolvimento de ações socioculturais no interior mineiro.

– Quando falamos em democratização cultural, não pensamos em fazer isso apenas na perspectiva de um público alvo, mas também visando gerar oportunidades e campo de desenvolvimento contínuo para artistas e profissionais da cultura, que se dedicam beneficiar a população com sua arte e trabalho, conta Marcus Diego, coordenador do Projeto Girarte. “Todos os artistas que colaboram com nossas atividades têm experiências oriundas de outros projetos sociais e ficamos imensamente felizes em ver as muitas reverberações de nossos trabalhos na sociedade, pois somos um grupo de pessoas impactadas por ações socioculturais que se dedicam a impactar”, completa.

Nos últimos meses o Projeto Girarte circulou com ações de arte-educação por cinco cidades e escolas públicas do interior mineiro, além de passar pela cidade de Juiz de Fora com o espetáculo “Entre Passos de Amar” que agora segue para a capital baiana, Salvador, onde serão realizadas duas apresentações no Teatro Vila Velha. A primeira acontecerá no dia 18, próxima sexta-feira, às 15h, exclusivamente para alunos de escolas públicas, com entrada gratuita. A segunda será aberta ao público em geral, no dia seguinte, sábado, às 19h com preços populares R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Projeto Girarte estreia emOs ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou na portaria do teatro uma hora antes do evento. As apresentações fazem parte do Projeto Girarte que conta com patrocínio do Grupo Bauminas e CBA através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem como apoiadores a Fundação Bauminas, Instituto Votorantim, MIBA, Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, o apoio institucional local é do Teatro Vila Velha e Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

O espetáculo – com duração de 60 minutos – aborda a temática do amor em todas suas nuances e convida cada espectador a pensar na sua própria forma de amar. “A cada passo uma confusão na busca frustrante por uma definição do amor; a cada passo o que nos resta é aceitar que o amor não se define. Entre cada passo, refletimos sobre o amor em diferentes contextos e fases da vida”, explica Marcus Diego diretor do espetáculo.

O elenco é todo formado por profissionais de Cataguases, Leopoldina, Ubá e Juiz de Fora. Luana Martins, Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, residente no Grupo de Pesquisa Girarte, afirma que todas experiências vividas no Projeto têm se configurado como propulsoras de seu desenvolvimento como artista, sendo um espaço onde a teoria e prática se encontram e geram outros desdobramentos. “Estou amando fazer parte do Projeto Girarte e atuar em suas diferentes ações me enriquece muito como artista e profissional da Dança, pois o projeto tem uma metodologia diferenciada de trabalho, que ao mesmo tempo cuida do público beneficiado por suas ações e gera espaço também para o desenvolvimento dos artistas que levam seu trabalho para população,” analisa.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Marcus Diego
Assistência de Direção: Tatiane Dias
Coreografia: Janaina Frade e Marcus Diego
Elenco: Alan Resende, Fabiano Banna, Luana Martins, Kevin Candeias, Natália Barros, Marcus Diego e Tatiane Dias.
Trilha Sonora: Felipe Continentino e Flavia Goa
Figurino: Carolina Sudati / Costureira: Angelica Braz
Assistência de produção geral: Fernanda Pinheiro, Juan Francis e Priscila Sandes
Produção local: Filipe Duarte
Assessoria de imprensa local: Aline Valadares (DASA)

LEIA TAMBÉM
Democratização da cultura continua sendo o foco do Projeto Girarte

Atividades do Projeto Girarte alcançam repercussão internacional

Fotos: Débora Agostini