Viçosa vai realizar conferência sobre manejo de cães e gatos

Viçosa vai realizar conferência sobre manejo de cães e gatos

Nos dias 16 e 17 de agosto será realizada a 1ª Conferência de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Viçosa e região. O evento acontece no Auditório Fernando Sabino (Centro de Vivência) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com entrada gratuita e aberto ao público em geral, limitado a 700 pessoas, especialmente aos envolvidos diretamente no trato com estes animais.

Conforme os organizadores, a idéia da Conferência surgiu devido ao crescimento descontrolado de cães e gatos nas ruas, que se tornou um problema preocupante de saúde única devido ao risco de transmissão de zoonoses, acidentes por mordeduras, acidentes de trânsito, contaminação ambiental, além do abandono e sofrimento aos quais esses animais estão expostos. Para interferir nessa situação e propor melhorias, foi formulado uma política pública denominado Manejo Municipal Populacional de Cães e Gatos – MPCG.

A I Conferência de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Viçosa e região vai buscar implantar o MPCG, afim de promover a melhoria dos cuidados dispensados aos animais, consequentemente a melhoria do grau de seu bem-estar, reduzir a densidade e renovação populacional de cães e gatos, reduzir os riscos para a saúde pública, implementar a percepção pública em relação à convivência com os animais e reduzir impactos negativos causados pelos cães e gatos criados sem controle nesses municípios.

A Conferência de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Viçosa e região é evento sem fins lucrativos, gratuito que está sendo organizada pela Universidade Federal de Viçosa, Univiçosa, Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, Câmara Municipal de Viçosa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, Deputado Estadual Cel. Henrique, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e Organizações da Sociedade Civil de Proteção Animal, Sovipa e Apoio Causa Animal.

LEIA TAMBÉM
Brasileiros preferem cães e gatos vira-latas, aponta pesquisa

Mutirão vai castrar 140 cães e gatos em Cataguases

Fonte: IMVC – Instituto Medicina Veterinária do Coletivo | Foto: Pexels