Governo de Minas divulga recuperação de estradas na Zona da Mata

Governo de Minas divulga recuperação de estradas na Zona da Mata

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou, esta semana, a ordem de início para obras de recuperação de estradas em 13 segmentos rodoviários. Sete deles estão na Zona da Mata. Entretanto, as rodovias que servem Cataguases e adjacências seguem em situação calamitosa, especialmente as que dão acesso à Barbacena (MG-285 e 265), caminho obrigatório para se chegar a Belo Horizonte, ainda aguardam atenção do governo de Minas.

No caso das rodovias situadas na Zona da Mata e que serão alvo de melhorias, serão investidos cerca de R$ 57 milhões, em 171 quilômetros distribuídos pelas estradas LMG-823, entre São Sebastião do Anta a Inhapim; na MG-329, entre Bom Jesus do Galho e Caratinga; na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz; no trecho Mutum-Lajinha, na MG-108; entre Viçosa e Porto Firme, na MGC-482; na MGC-120, entre Dom Silvério e Ponte Nova; e, por fim, no trecho Sem Peixe ao entroncamento para a MGC-120, na AMG-1760.

Segundo o Governo de Minas, as obras integram o Provias, “maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais”. “Até o momento, o Provias tem 25 obras concluídas e 38 em andamento”, informa o Estado. Conforme o DER/MG, após a emissão da ordem de início das obras, “as empresas que farão os serviços possuem prazo de 30 dias para contratação de trabalhadores e fornecedores; montagem de canteiros de obras; deslocamento de equipamentos e mobilização de diversos itens que compõem o empreendimento”.

Recuperação funcional

O Governo de Minas ressalta que o processo de engenharia conhecido como recuperação funcional consiste em devolver à rodovia seu estado original em três etapas. Na primeira fase, são realizados os remendos profundos e a fresagem, que é colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento. Em seguida, é aplicado o revestimento asfáltico. Por fim, a obra é finalizada com pintura da sinalização horizontal e implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o restabelecimento dos dispositivos de drenagem.

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Fonte: Agência Minas | Foto: DER-MG – divulgação