Casos de tuberculose aumentam em Cataguases, revela Epidemiologia

Casos de tuberculose aumentam em Cataguases, revela Epidemiologia

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou no final do mês de abril, o Boletim Epidemiológico referente à Tuberculose em Cataguases. O documento traz dados sobre a doença de 2019 até abril de 2023 quando foram registrados 99 casos no período. Segundo, a coordenadora do setor, Tairises Roque, o controle da doença requer uma ação permanente, sustentada e organizada, com um sistema de porta de entrada capaz de assegurar o diagnóstico precoce dos casos e assistência qualificada no processo de acompanhamento.

Conforme o boletim epidemiológico, em 2019 foram registrados 27 casos da doença no município. Nos dois anos seguintes os números caíram para 13 e 16 casos, respectivamente, mas voltou a subir significativamente em 2022, quando foram notificados 38 novos casos. A doença tem atingido a população a partir de 15 anos de idade, até acima de 65 anos, que é exatamente o período de vida produtivo do ser humano. Também alcança igualmente pessoas brancas e pretas, porém, a grande maioria dos pacientes são homens (77). Do total de casos, o boletim informa que 48 se curaram e 9 abandonaram o tratamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível por via respiratória, causada pela bactéria conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Seus sintomas são: tosse por três semanas ou mais; febre vespertina; sudorese noturna e emagrecimento. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse que pode ser seca ou produtiva (com catarro).

“Muito importante ressaltar que toda pessoa com sintomas respiratórios, ou seja, que apresente tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose”, alerta Tairises. “Em caso de sinais e sintomas, orienta-se procurar a unidade de saúde mais próxima, o tratamento é orientado e totalmente gratuito. E os dados são sigilosos”, completa a coordenadora.

LEIA TAMBÉM
Minas lança plano estadual de enfrentamento à tuberculose até 2026

Tem início a campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças