Cataguases começa a imunizar contra covid com vacinas bivalentes

Cataguases começa a imunizar contra covid com vacinas bivalentes

A partir de terça-feira, 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases vai dar início a campanha de imunização contra a covid-19 por meio da vacina bivalente. Serão vacinados idosos com 90 anos ou mais, os imunocomprometidos e os idosos em instituições de longa permanência, conforme informou o Secretário Municipal de Saúde Vinicius Franzone. Esta estratégia foi adotada em função da baixa quantidade de imunizante recebida. As doses chegam ao município na próxima segunda-feira, 27, data em que o Estado de Minas Gerais vai começar a campanha com a nova vacina bivalente, eficaz contra novas cepas e variantes da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que recebeu, até o momento, o total de 680,4 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19. Seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, a estratégia de intensificação da vacinação terá início no dia 27/2, em todo o estado. Serão cinco fases, seguindo o cronograma do Programa Nacional de Imunizações 2023, voltadas para a aplicação de doses de reforço em grupos prioritários de indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Público-alvo

De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a estratégia de intensificação da vacinação contra a covid-19 com vacinas bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade. Aproximadamente 1, 9 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 3: Gestantes e puérperas. Aproximadamente 211 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 4: Trabalhadores da saúde. Aproximadamente 960 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente. Aproximadamente 790 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.

LEIA TAMBÉM
Idosos acima de 70 anos terão reforço na vacinação contra a Covid-19

Saúde reforça necessidade de completar esquema vacinal contra a Covid

*Com informações da Agência Minas e foto de Fábio Marchetto/SES-MG.